Literatura Livro de poemas Coração na Sombra é lançado no Recife Segunda publicação do poeta Helimar Macêdo apresenta versos sobre amor, rotina e modernidade

Por: Bárbara Valdez

Publicado em: 14/12/2016 09:25 Atualizado em: 14/12/2016 11:39

Helimar Macêdo irá declamara seus poemas durante o evento de lançamento. Foto: Assessoria/Divulgação
Helimar Macêdo irá declamara seus poemas durante o evento de lançamento. Foto: Assessoria/Divulgação


Nesta quarta-feira (14), o poeta Helimar Macêdo (Lmar) apresenta no Terra Café seu segundo livro de poemas, Coração na sombra. A obra, construída num projeto gráfico artesanal, reúne pensamentos sobre o cotidiano, em especial o medo de amar que se apresenta hoje na sociedade. Ao todo, são 20 escritos, que buscam se conectar com o leitor de forma livre e intimista. Os exemplares, vendidos por R$ 20, podem ser adquiridos no momento do lançamento e, posteriormente, junto ao autor, por contato no Facebook ou via e-mail.

A ideia para o livro surgiu com a postagem de uma foto, tirada na frente da casa de Lmar. O jovem de 24 anos conta que viu o desenho de um coração na rua com uma sombra sobre ele. O título e a vontade de reunir inquietações em forma de texto vieram em seguida. Com a ajuda dos amigos Anginha Cavalcanti (responsável pelo projeto gráfico) e Bruno Reis (criação da capa), Coração na sombra foi ganhando forma.

De acordo com o poeta, que tem participação atuante na cultura pernambucana, houve um processo de amadurecimento nesse seu segundo trabalho. "Quando publiquei Fulguras, meu primeiro livro, ele era carregado influências da minha infância e adolescência. Coração na sombra é mais livre, foi pensado com mais parcimônia, sem aquela ansiedade de ser a primeira obra", afirma em entrevista ao Viver.

Quem adquirir o exemplar vai ter contato com versos curtos, de leitura rápida. Ideal para apreciar entre uma atividade e outra. De certa forma, o resultado final do livro reflete o processo de criação do poeta, que se inspira no cotidiano e afirma que suas ideias aparecem quando está almoçando ou mesmo andando na rua.

Exemplar tem um projeto gráfico artesanal e o desenho da capa foi criado manualmente. Foto: Assessoria/Divulgação
Exemplar tem um projeto gráfico artesanal e o desenho da capa foi criado manualmente. Foto: Assessoria/Divulgação


Alguns dos poemas são inspirados ou dedicados a escritores célebres, como Honoré de Balzac e Ascenso Ferreira. "Muitos autores mexem comigo. Gosto de ler texto clássicos e também contemporâneos. O último grande poeta que conheci foi Pablo Neruda através do livro Terceira residência", conta Lmar.

A obra foi desenvolvida em formato de bolso, com uma encadernação artesanal, tudo pensado para "cativar o leitor e passar uma experiência diferente".  De acordo com o autor, o tamanho reduzido é para "caber no coração". Na ocasião do lançamento, haverá declamação dos versos e uma mesa de debate será composta pelo autor e pela poetisa e mestranda em teoria da literatura pela UFPE Ágnes Souza.
 
Para 2017, Helimar quer seguir com a poesia. Não tem nenhum novo livro em vista, mas mantém um projeto de intervenção chamado Poesia alimentar, que "serve" em pratos poemas para as pessoas "degustarem".

TRECHO

"quantas bocas beijaram tua boca?
muitas bocas
agora eu penso

se você sorri bonito
é porque amou muito
se divertiu

no aniversário
no aniversário de namoro
no aniversário de casamento

hoje você só lembra
esquece num gole d'água
e volta pro celular"

SERVIÇO

Lançamento do livro Coração na sombra
Quando: quarta-feira (24), às 19h
Onde: Bar Terra Café (Rua Artur Orlando, 113, Boa Vista)
Valor do exemplar: R$ 20

Acompanhe o Viver no Facebook
:


Acompanhe o Viver no Facebook:
 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL