Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Kirk Douglas completa 100 anos hoje; conheça a carreira do ator Filho de imigrantes, o ator trabalhou em 91 filmes durante 62 anos

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 09/12/2016 22:13 Atualizado em:

Kirk Douglas comemora os 100 anos hoje, dos quais 62 passou lado da esposa, Anne. Foto: MGM/Reprodução
Kirk Douglas comemora os 100 anos hoje, dos quais 62 passou lado da esposa, Anne. Foto: MGM/Reprodução


Nascido há exatamente 100 anos, em Nova York, Kirk Douglas marcou a indústrica cinematográfica se tornando um dos principais atores da era de ouro de Hollywood, nas décadas de 1950 e 1960. Protagonizando, principalmente dramas, filmes de velho oeste e de guerra, o ator participou de clássicos como Sede de viver (1956) e Spartacus (1960).

Kirk Douglas foi indicado três vezes ao Oscar de melhor ator, em 1949, 1953 e 1957, mas nunca venceu, ganhando o prêmio honorário em 1996 por "50 anos como um força moral e criativa na comunidade cinematográfica". Atualmente aposentado, Kirk comemorará o centenário ao lado da mulher Anne Buydens, com quem está casado desde 1954.

Antes de iniciar sua carreira cinematográfica, Kirk entrou para a Marinha norte-americana, atuando na área de comunicação do exército na Segunda Guerra Mundial. Quando voltou para o país, em 1944, começou a trabalhar com rádio e teatro até estrear o primeiro filme, O tempo não apaga, em 1946. Apenas três anos depois, ele foi indicado ao primeiro Oscar pelo filme O invencível, no qual interpretou Midge Kelly, um boxeador em busca do sucesso.

Apesar de ter participado de 24 filmes e indicado mais duas vezes ao Oscar durante os anos 50, foi em 1960 que interpretou o personagem mais marcante, Spartacus. O filme homônimo, dirigido por Stanley Kubrick, roteirizado por Dalton Trumbo e produzido por Douglas marcou época, não apenas pelo sucesso da crítica, mas por simbolizar o fim da "lista negra" de Hollywood, que impedia artistas taxados como comunistas de trabalhar no cinema.

Douglas continuou trabalhando no cinema e também na tevê, terminando a carreira em 2008 com 91 filmes no currículo. Kirk também é pai de Michael Douglas, ator reconhecido por seu papel em Instinto selvagem e Wall street: poder e cobiça.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL