Diario de Pernambuco
Busca
Inédito Getúlio Cavalcanti grava primeiro DVD no Teatro de Santa Isabel com 31 agremiações carnavalescas Registro terá um repertório com 18 canções premiadas em festivais de música dos quais o cantor e compositor participou

Por: Augusto Freitas

Publicado em: 15/12/2016 19:08 Atualizado em: 15/12/2016 19:46

Membro do Bloco da Saudade, Cavalcanti é um dos nomes mais expressivos do frevo-de-bloco do carnaval pernambucano. Foto: Julio Jacobina/DP
Membro do Bloco da Saudade, Cavalcanti é um dos nomes mais expressivos do frevo-de-bloco do carnaval pernambucano. Foto: Julio Jacobina/DP


Enquanto o carnaval 2017 não chega e muitos artistas finalizam a preparação para a folia que se aproxima, um deles vai começar a festa quase dois meses mais cedo. Na próxima terça-feira (20), o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, um dos nomes mais expressivos do frevo de bloco, sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel para a gravação do seu primeiro DVD, fruto de uma carreira musical que no próximo ano completa 55 carnavais na bagagem e alegria de sobra.

Acerto lírico, nome escolhido para batizar o novo trabalho, não será uma apresentação isolada do cantor, até porque, como ele próprio afirmou em conversa com o Viver, o carnaval é uma festa popular. Sendo assim, 31 agremiações carnavalescas representativas do frevo e das orquestras de pau e corda participarão da gravação, entre elas os blocos da Saudade, das Cores, das Ilusões, O Bonde, Compositores e Foliões, Paraquedista Real e Damas e Valetes.   

Além dos grupos carnavalescos tradicionais do carnaval do Recife, a gravação terá a participação tripla dos corais Edgard Moraes, do Bloco da Saudade e do Bloco Paraquedista Real. Na linha de frente do espetáculo, Getúlio será acompanhado de uma orquestra composta por dez músicos, dentre os quais o seu filho caçula, Cassius (violão), a filha Alessandra e a única neta, Beatriz. A regência será do maestro Bozó.

Prestes a completar 75 anos de vida no próximo mês de fevereiro, Getúlio Cavalcanti, cuja trajetória artística contém dois LPs, 12 CDs, 120 músicas gravadas por vários intérpretes e cerca de 250 composições próprias e em parceria com amigos do cenário musical, disse que o repertório do DVD terá 18 dos frevos de bloco campeões de festivais de música de anos anteriores, todos de sua autoria, registrados em cerca de uma hora e meia de gravação.

"O DVD é totalmente autoral, contendo 90% de frevos laureados em concursos musicais de anos atrás, quando os festivais ainda tinham força. Criamos o projeto de forma independente, com recursos próprios, mas recebemos o convite da Rede Globo para a captação gratuita das imagens no Santa Isabel, cuja acústica favorece esse tipo de gravação. Será uma festa inesquecível", disse Cavalcanti. Em fevereiro próximo, a emissora deve exibir Acerto lírico durante o carnaval.       

Para Getúlio, que há nove anos recebeu o título de "Príncipe dos blocos", antes de Raul Moraes, fundador do Bloco das Flores, e em 2010 foi homenageado no carnaval do Recife, os concursos musicais de frevo fazem falta e deveriam voltar a receber a atenção e incentivo do poder público. O cantor acredita, inclusive, que, embora o país atravesse um período de dificuldades, o carnaval serve como um alento para os problemas enfrentados pela população. 

"Os blocos líricos têm sobrevivido com muito sacrifício, sem a ajuda que merecem. O momento é de dificuldade, inclusive financeira, mas espero que as prefeituras possam valorizá-los mais, o romantismo e lirismo dos blocos e orquestras de pau e corda são uma marca do nosso carnaval. Mesmo nas dificuldades, não podemos perder o espírito carnavalesco de alegria, de dias melhores. Quanto maior o problema, melhor o carnaval", destacou. 

Após a gravação de Acerto lírico e uma pequena pausa para as festividades do fim do ano, Getúlio Cavalcanti concentrará forças nos acertos de marcha do Bloco da Saudade, do qual é membro desde 1979. As datas para os ensaios na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB (Rua Dr. Malaquias, 204, Graças), aliás, já estão definidas pela direção da agremiação: 20 e 27 de janeiro e 3, 10 e 17 de fevereiro, esta última o tradicional Baile do Bloco da Saudade.     
SERVIÇO 

Gravação do DVD Acerto lírico, com Getúlio Cavalcanti
Quando: 20 de dezembro (terça-feira)
Horário: 20h
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), à venda na bilheteria do teatro
Informações: 3355-3322

Acompanhe o Viver no Facebook:


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL