Viver
Televisão
Especiais de Natal da TV vão de Bode gravado no Recife a série da Netflix
Produções da TV aberta, paga e de canais da internet entram no clima de fim de ano em especiais como Bode de Natal, ambientado em Pernambuco
Publicado: 23/12/2016 às 19:07

Clarissa Pinheiro e Pedro Wagner protagonizam telefilme. Foto: Globo/Divulgação/

A cultura pop nunca ignorou a temática natalina. No Brasil, emissoras da TV aberta e paga introduzem a data cristã em programas de variedades, especiais de fim de ano ou capítulos de novelas. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, séries ganham edições especiais de Natal, como Black mirror e Downton Abbey. Neste ano, programas como Vai que cola e Escolinha do Professor Raimundo, além do seriado Sense8 e o canal de humor Porta dos Fundos, criaram enredos inspirados do clima de fim de ano.
Neste contexto, surge um especial natalino distante do Polo Norte, sem neve e sem renas. O telefilme Bode de Natal tem a cara de Pernambuco, na trilha sonora, locação, no sotaque, elenco e na atmosfera de maneira geral. Gravada nos bairros de Casa Amarela e Encruzilhada, a produção será exibida neste sábado, às 14h, na Globo Nordeste.
Com 40 minutos de duração, o filme acompanha a feirante Mira, interpretada por Clarissa Pinheiro. Ela está com dificuldades financeiras e, em vez do salário mensal, recebe um bode como pagamento. O projeto, de autoria de Daniel Edmundson - também diretor, ao lado de André Hora - e Flavinha Marques, foi escolhido entre 25 roteiros em um processo seletivo da Globo, que desenvolveu outros telefilmes em Brasília e Minas Gerais. "Acho importante que as pessoas se vejam na televisão e no cinema. Bode de Natal é uma oportunidade de homenagear os bairros de periferia", analisa a autora. O projeto tem Cacá Diegues como produtor associado e Victor Alencar como produtor-executivo.
A identidade pernambucana se faz presente na premissa. O próprio animal que dá título ao filme foi escolhido como representante da cultura local. A história central foi inspirada em uma situação bastante comum entre profissionais da saúde e pacientes. "Meu pai dava plantão no interior e ganhava bichos de presente. Eu me apegava a eles, mas, quando chegava o Natal, eles iam para a panela. Ficava péssima", relembra Flavinha. Ela também introduziu personagens semelhantes a tipos comuns da vida real. Bode de Natal retrata o universo do comércio popular, as relações entre vizinhos e os diálogos nas ruas.

A pernambucana Clarissa Pinheiro contracena com o conterrâneo Pedro Wagner, intérprete de Giba, ambos revelados para o grande público na minissérie Justiça, de Manuela Dias, exibida neste ano na Globo. Ao chegar com o bode em casa, os filhos de Mira se encantam pelo animal, e a irmã vegana defende preservá-lo. Dentro da fábula natalina, uma mistura de comédia e drama, os autores decidiram incluir a crise econômica na história. "A gente quer que as pessoas enxerguem o Natal delas, que não é o mesmo mostrado nas propagandas de TV. O país enfrenta um período complicado na política e na economia", ressalta a autora. O filme também toca em assuntos como machismo e defesa dos animais.
A trilha sonora tem músicas dos pernambucanos Victor Camarote, Siba, Maciel Salú, Tiberio Azul e Michelle Melo. A cantora e ex-vocalista da banda Metade faz uma participação como cliente da feira no filme. Ela foi inspiração direta para a personagem da atriz Débora Nascimento, que aparece como cantora de brega. Lívia Falcão também está no elenco.

De Natal
Sense8
Após a estreia em junho de 2015, a segunda temporada de Sense8 só estará disponível no dia 5 de maio de 2017. A longa espera será amenizada, amanhã, com a estreia do especial de Natal da série das irmãs Wachowski (Matrix). Com duas horas de duração, o episódio foi exibido para um público restrito na Comic Con Experience, em São Paulo. A série acompanha oito pessoas de diferentes lugares do mundo, conectadas entre si.
Doctor who
Especiais de Natal são tradição da série Doctor who. O retorno do Dr. Mysterio é o título da edição deste ano, que será exibida neste domingo, no canal Syfy, às 21h30 (horário local). O episódio vai ao ar no mesmo dia da exibição no Reino Unido, estratégia pouco adotada pelo canal pago. Após a transmissão na TV, o capítulo estará disponível no Syfy Play.
Religião
O canal History reprisa A Bíblia proibida, minissérie de oito capítulos sobre questões relacionadas ao livro. A produção reestreou nessa quinta-feira (22), às 20h (horário local), com quatro episódios exibidos em sequência. No mesmo canal, nesta sexta-feira, às 21h, vai ao ar o especial As décadas do Natal, que retoma as comemorações das décadas 1960 a 1990 nos Estados Unidos, com depoimentos da cantora LeAnn Rimes e da atriz Dascha Polanco (Orange is the new black).
Natal tumultuado
O encerramento da quarta temporada do Vai que cola também incorporou a data na narrativa. Ferdinando (Marcus Majella) resolveu idealizar um auto de Natal. Como de costume, Jéssica (Samantha Schmutz), Amanda (Letícia Lima) e Velna (Fiorella Mattheis) discutiram pelo papel principal. Com direito a amigo oculto, o episódio será reprisado neste sábado, às 20h30, no Multishow.
Humor e internet
Canal mais influente do mundo, segundo a empresa norte-americana Zefr, o Porta dos Fundos faz o tradicional especial de Natal do grupo. Neste ano, foi dividido em quatro esquetes, lançados ao longo da semana: Reis magia, De onde vêm os bebês?, O aniversário de Jesus e Disse Jesus. Vale lembrar: o vídeo de 2013 foi alvo de processo de autoria do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP).
Humorístico
O Natal e o réveillon também penetram na nova versão da Escolinha do professor Raimundo. A Globo exibe, nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, episódios especiais. Os personagens estarão caracterizados de acordo com as celebrações e apresentam uma paródia de Sapatinho de Natal. A produção é um aquecimento para a nova temporada, que será exibido em 2017.
Acompanhe o Viver no Facebook:
Últimas

Mais Lidas
