Viagem e entretenimento De hobbit a elfo: Terra Média inspira roteiros de viagem na Nova Zelândia Público até pode fazer um quiz para descobrir com qual personagem e roteiro mais se identifica

Por: Bárbara Valdez

Publicado em: 10/12/2016 11:13 Atualizado em: 09/12/2016 10:49

Ceno do filme Senhor dos Anéis. Foto: Warner Bros/Divulgação
Ceno do filme Senhor dos Anéis. Foto: Warner Bros/Divulgação

Cenário com planícies verdes, montanhas, cavernas e cachoeiras. Quem conhece os livros ou filmes do Senhor dos anéis e O hobbit sabe que a Terra Média imaginada por Tolkien foi filmada na Nova Zelândia, quando das adaptações de Peter Jackson. Por causa das obras, o país tem atraído milhares de visitantes. Para comemorar os 15 anos desde o lançamento do longa A sociedade do anel (2001), a Tourism New Zealand criou um roteiro especialmente voltado para os fãs da história, com diferentes opções de locais para visitar e a ideia é fazer o público se sentir como um verdadeiro personagem da trama.

Ao todo são quatro tipos de roteiros, cada um inspirado em uma figura diferente da saga: hobbit, elfo, anão e mago. Para deixar a proposta mais interativa, as pessoas podem responder a um quiz online, com cinco perguntas, que vão definir em qual estilo de viajante da Terra Média elas mais se encaixam. Por exemplo, quem se identificar com mago vai ter como sugestão de passeio apreciar o ceú estrelado na Dark Sky Reserve ou mesmo conhecer cavernas que têm animais que brilham no escuro. Os elfos, que na narrativa de Tolkien são seres sofisticados, dão ao roteiro toques de luxo e as sugestões de visitas incluem spas e vinícolas.

Peter Jackson afirma que desde o lançamento do primeiro filme do Senhor dos anéis, os cenários na Nova Zelândia não mudaram. "O país tem uma enorme variedade de paisagens que incluem belas florestas e impressionantes montanhas. A magnitude desses cenários atraíram as pessoas do mundo todo e tiveram um grande impacto na indústria do turismo", afirma.

Pub Taverna do Dragão Verde, em Hobbiton. Foto: Sara Orme/Reprodução
Pub Taverna do Dragão Verde, em Hobbiton. Foto: Sara Orme/Reprodução


O país, localizado na Oceania, é um dos mais conhecidos pela sua diversidade de paisagens, que vão do urbano ao contexto bucólico. O local também é um dos mais procurados por amantes de aventura e conta com atividades como bungee jumping, rafting, trilhas, entre outros. Inspirado na atmosfera fantástica, a villa de Hobbiton, área rural da cidade de Matamata transformou uma taverna local em um verdadeiro cenário do filme. Intitulado Taverna do Dragão Verde, o lugar tem todas as características de um pub hobbit e serve diversos dinks.

Para divulgar os roteiros de viagem foi lançado um vídeo no YouTube, no qual é possível ver as diversas paisagens que esperam o público que for se aventurar pela Nova Zelândia. O trajeto de avião partindo do Brasil dura cerca de 20 horas, mas deve valer a pena. Ian McKellen, que interpretou o mago Gandalf nas trilogias do Hobbit e Senhor dos anéis, afirma que o país é a Terra Média que ele sempre imaginou. 

Toda a proposta das viagens fazem parte da campanha 100% Pure New Zealand e pode ser conferida na página homônima do Facebook.

Confira o vídeo de divulgação:



Acompanhe o Viver no Facebook:


Viver


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL