Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Comic Con: Moana, nova animação da Disney, tem visual impecável e narrativa cativante Produção é assinada pelos mesmos diretores de A Pequena Sereia, Aladdin e Hércules

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 04/12/2016 15:00 Atualizado em: 04/12/2016 12:42


SÃO PAULO - Moana, nova animação da Disney, é uma das mais singulares produções do estúdio. Embora tenha estrutura similar a tantos outros desenhos animados, o filme se destaca por trazer uma protagonista de etnia polinésia e cenários exuberantes. O longa, dirigido pela dupla John Musker e Ron Clements, teve exibição especial no sábado, na Comic Con Experience, antes da estreia oficial no país, programada para 5 de janeiro de 2017. 


Como já é tradição em filmes da Pixar e da Disney, o longa é antecedido por um curta-metragem. A animação Trabalho interno, dirigida pelo brasileiro Leo Matsuda, é um divertido começo para a sessão, mostrando as reações do cérebro, estômago e outros órgãos internos de Paul, um funcionário de escritório que é frustrado por levar uma vida sem muitas emoções. 

 

Ambientado em ilhas da Polinésia, Moana mostra belos cenários paradisíacos, que se tornam impressionantes pela qualidade da animação, bastante detalhista na representação das praias e, ao mesmo tempo, harmônica com as representações cartunescas dos humanos e animais.

A protagonista que dá nome ao filme é a filha de um líder tribal que, após ver os habitantes da ilha sofrerem com o desaparecimento de recursos naturais vai em busca de uma saída no oceano além dos arrecifes. Na jornada, ela é acompanhada por Maui, um semideus que caiu em desgraça após retirar a pedra que servia de coração para Te Fiti, deusa que criou todas as ilhas e vida ao redor. Esse ocorrido é justamente a razão da crise que abate a aldeia de Moana. Carismáticos, os personagens centrais destoam de outras produções Disney e enriquecem o repertório do estúdio.  

Se a animação é bastante convencional em termos de estrutura, ela se destaca pelo apuro técnico e caráter de diversidade trazido pela temática. A trilha sonora é também bastante competente e tem trechos cantados em polinésio e acompanhamento instrumental da banda Foa'i, Te Vaka, de música tradicional do país.  


CCXP – Realizada desde 2014 em São Paulo, a Comic Con Experience (CCXP) está na terceira edição e é considerada uma das maiores convenções da cultura pop do mundo. A expectativa da organização é receber até 180 mil pessoas nos quatro dias de evento. A programação inclui painéis de estúdios de cinema, TV e editoras de quadrinhos, além de concursos de cosplay, torneios de videogame, sessões de autógrafo com artistas e outras atividades.

Em 2017, o evento terá uma versão regional, no Recife, entre os dias 13 e 16 de abril. A chamada CCXP Tour Nordeste é a primeira edição fora de São Paulo e deve seguir os moldes da convenção original, com atrações e programação exclusivas.

* O repórter viajou a convite da organização da Comic Con Experience.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL