Web Atores criam canal no YouTube como alternativa ao trabalho na TV Caio Castro, Julia Faria e Sophia Abrahão engrossam lista de artistas que migraram para a web

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 13/12/2016 15:30 Atualizado em: 13/12/2016 18:42

Caio Castro lançou canal no YouTube há um mês com vídeos que focam em viagens. Foto: Reprodução/YouTube
Caio Castro lançou canal no YouTube há um mês com vídeos que focam em viagens. Foto: Reprodução/YouTube


Enquanto as emissoras televisivas perdem audiência, o YouTube abocanha uma parcela cada vez mais significativa do público. Recentemente, um estudo da consultoria Nielsen encomendado pelo Google constatou que a audiência do YouTube é maior do que qualquer emissora de TV norte-americana entre o público de 18 a 49 anos. No Brasil, segundo pesquisa da realizada pela empresa Provokers, ele já é mais assistido que os canais de tevê paga, mas ainda não superou as emissoras abertas. O ênfase no ‘ainda’ é proposital: 82 milhões de brasileiros veem conteúdo audiovisual da primeira forma. Aposentaram de vez o controle remoto.

Essa conjuntura explica, em parte, um movimento recente e que ganha novos adeptos a cada dia: a criação de canais no Youtube onde os protagonistas são atores. Em geral, os canais foram criados por nomes jovens, com público idem. Foi o que aconteceu com Caio Castro. No mês passado, ele lançou o canal homônimo em que apresenta, principalmente, bastidores de viagens e da prática de esportes. "Queria compartilhar de alguma forma as experiências que tive durante a viagem da Califórnia para o Brasil. E a forma que eu encontrei foi criando esse canal no YouTube. Como todo mundo sempre me pede para contar um pouco mais sobre a minha vida também, já aproveitei e estou gravando novos episódios", conta o artista.

Apesar da inserção na plataforma digital, Caio Castro não abandonará a tevê no formato clássico. Tanto que, há pouco, embarcou para Portugal, onde se prepara para viver o personagem Dom Pedro I na novela Mundo Novo, que tem estreia prevista para 2017 no horário das 18h, na Globo. Ele acredita que, diferente dos folhetins, onde se encaixa dentro de uma proposta mais abrangente e segue roteiros específicos de cada papel, na web, é livre para ser "o Caio de verdade". "As pessoas poderão ver de fato o que acontece na minha vida", adianta. O canal tem cerca de 10 mil inscritos, com vídeos assistidos mais de 114 mil vezes.

Assista ao vídeo de Caio Castro:



Viagens documentadas
Colega de emissora, a atriz Julia Faria (que esteve no ar em Haja coração) também tem um canal para chamar de seu. A jovem tem milhares de seguidores no Instagram e resolveu transferir essa popularidade para o YouTube, onde está no ar há dois meses. Assim como Caio Castro, o foco são viagens, em conteúdos postados todas as quintas. O primeiro vídeo foi assistido por 26 mil pessoas e mostra a passagem pela Chapada dos Veadeiros, em Goiás, outro registro foi de uma viagem ao México. "Por vezes fiz imagens incríveis em viagens ou histórias que eu gostaria de ter guardado e perdi depois de 24h porque o aplicativo Snapchat expira. Foi um caminho natural da brincadeira", explica a atriz de 29 anos.

Embora seja grande a migração dos espectadores da tevê para a web, Julia Faria afirma que não criou o canal como um “plano B” caso a crise dos canais abertos se acentue ainda mais. "No meu caso não tem a ver com isso. Foi só vontade de brincar mais. Como um Snap, que eu já era viciada e me divertia muito, mas sem limitador de segundos e que não expiraria no dia seguinte. Estou tateando ainda, adorando a brincadeira!", afirma.

Assista ao vídeo de Julia Faria:



Pioneira
A atriz, cantora e blogueira Sophia Abrahão é uma das pioneiras no uso do Youtube atrelado à carreira na televisão. O canal pessoal existe desde 2009 e a média mensal de visualização é de 4 milhões até hoje. "A razão de eu ter outras vertentes na minha carreira é que eu amo estar em movimento e alerta às mudanças e transformações, isso faz parte de mim, da minha personalidade”, revela a artista, que também é cantora e teve o disco de estreia, homônimo, indicado ao Grammy Latino. “Acho importante estar atenta às novas ferramentas, pois é uma forma de me comunicar com as pessoas e mostrar o meu trabalho. Eu amo fazer televisão, amo o teatro e as telas de cinema e não vou parar com nada disso. Mas, onde tiver portas abertas e bons trabalhos, estou dentro”, finaliza.

Assista ao vídeo de Sophia Abrahão:



Outros nomes
Além de Caio Castro, Julia Faria, e Sophia Abrahão, a atriz Milena Toscano também faz sucesso no YouTube com a publicação de receitas dicas culinárias. Cleo Pires também utiliza a rede, mas não como um canal. Ela apenas reproduz os vídeos feitos para o site pessoal na plataforma.

Acompanhe o Viver pelo Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL