Cinema brasileiro Aquarius e Boi Neon saem vencedores do Prêmio Íbero-Americano de Cine Fênix Ambos os filmes também foram apontados em uma lista dos melhores do ano divulgada pelo jornal norte-americano New York times

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/12/2016 13:55 Atualizado em: 09/12/2016 13:55

Durante a premiação,Wagner Moura fez um discruso político. Fotos: Vitrine Filmes/Dovulgação e Boineon.com.br/Divulgação
Durante a premiação,Wagner Moura fez um discruso político. Fotos: Vitrine Filmes/Dovulgação e Boineon.com.br/Divulgação


Aquarius e Boi neon voltaram a render prêmios internacionais para o cinema brasileiro. As duas produções saíram vencedoras do Prêmio Íbero-Americano de Cine Fênix, cuja terceira edição foi realizada nesta semana na Cidade do México, no México. Ambos os filmes também foram apontados em uma lista dos melhores do ano divulgada pelo jornal norte-americano New York times.

Confiraos horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de melhor diretor, enquanto Sonia Braga foi consagrada como melhor atriz pelo trabalho em Aquarius, que ficou de fora pela disputa do Oscar. Gabriel Mascaro, responsável por Boi neon, ganhou em melhor roteiro e o longa ainda foi premiado como melhor fotografia, mesma categoria que levou no prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte recentemente. Outro destaque na premiação foi o filme Neruda, de Pabli Larraín, que retrata a perseguição política que sofreu o poeta chileno e foi escolhido como melhor filme.

Nas redes sociais, Kleber Mendonça Filho celebrou: "As equipes comemoraram juntas um dia memorável que também viu os dois filmes em listas do NYTIMES de melhores do ano. A apresentação de AQUARIUS por Wagner Moura foi poderosa e dando a real sobre o Brasil e o papel da arte". A apresentação a que ele se refere foi o discurso do ator brasileiro ao introduzir o filme.

"Esse ano, numa repetição nefasta na nossa história, um governo ilegítimo foi alçado ao poder pela força de interesses políticos e econômicos. Os artistas do meu País tem um papel grande na resistência ao golpe e isso me orgulha muito, mas nenhuma obra de arte ou artista brasileiro sintetiza melhor esse espírito do que Aquarius e Kleber Mendonça Filho. A corajosa manifestação em Cannes e o extraordinário filme. Trata-se de um filme sobre resistência. É lindo que o símbolo dessa resistência seja uma mulher, e mais lindo ainda que essa mulher seja Sonia Braga", disse Moura.

Assista ao discurso:



Confira a lista completa de vencedores:

Melhor filme:
Neruda

Melhor direção:
Kleber Mendonça Filho (Aquarius)

Melhor Roteiro:
Boi neon

Melhor atriz:
Sonia Braga (Aquarius)

Melhor ator:
Guillermo Francella (O clã)

Melhor trilha sonora original:
Tempestad

Melhor figurino:
Neruda

Melhor fotografia:
Boi neon

Melhor som:
O clã

Melhor montagem:
Neruda

Melhor direção de arte:
Neruda

Melhor documentário:
Tempestad

Melhor fotografia em documentário:
Tempestad

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL