Cinema Aquarius e Boi Neon estão nas listas de melhores filmes do ano do The New York Times Relação coloca as produções pernambucanas em lugar de destaque entre os diversos lançamentos de 2016

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/12/2016 15:15 Atualizado em: 07/12/2016 15:05

Produções pernambucanas foram bem-recebidas pela crítica especializada
Produções pernambucanas foram bem-recebidas pela crítica especializada

Aquarius
, mais recente filme do pernambucano Kléber Mendonça Filho, foi citado pelos três críticos de cinema do The New York Times, responsáveis pelas tradicionais listas de melhores filmes do ano. Boi Neon, do recifense Gabriel Mascaro, também foi elencado entre as dez melhores produções de 2016 por um dos especialistas da publicação.

O longa de Kléber ficou na sétima colocação na relação de A. O. Scott e em nono lugar na lista de Stephen Holden, que incluiu ainda Boi Neon na sexta posição. Embora tenha ficado de fora dos dez favoritos de Manohla Dargis, Aquarius foi o primeiro filme citado na relação Other loves (outros amores, em tradução literal), em que a crítica incluiu outras produções de destaque entre os lançamentos de 2016.

“Nesta profunda e sexy reflexão sobre homens e animais, os vaqueiros usam colônias extravagantes para disfarçar o cheiro dos celeiros. O filme é uma celebração do cheiro animal”, escreve Stephen Holden sobre Boi Neon. Já A. O. Scott destacou a atuação Sônia Braga em Aquarius: “Uma mãe, uma sobrevivente do câncer e avatar da cultura, sensualidade e independência intelectual, Clara é uma heroína apropriadamente enraizada e indomável para os nossos tempos”.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL