Viver
Música
Padre Fábio de Melo é tema de doutorado do pernambucano Silvério Pessoa
Músico pernambucano se debruça sobre os shows do padre, dando continuidade aos estudos na área de ciências da religião
Publicado: 28/11/2016 às 18:58
Silvério Pessoa decidiu pesquisar carreira musical do Padre Fábio de Melo em seu doutorado. Fotos: Reprodução da internet/

O músico pernambucano Silvério Pessoa já registrou dez shows do padre Fábio de Melo em diferentes estados do país e, agora, se debruça sobre eles como objeto de estudo do seu doutorado em ciências da religião na Universidade Católica de Pernambuco. Com o tema Do altar para o palco: A música católica contemporânea do padre Fábio de Melo, cuja defesa está prevista para o início de 2019, Silvério Pessoa pretende explorar as apresentações musicais grandiosas do religioso enquanto forma de fortalecimento da doutrina católica.
Confira o roteiro de shows do Divirta-se
Silvério vem estudando o padre Fábio há dois anos, atento ao figurino, à performance sobre o palco e as habilidades do sacerdote na comunicação com o público. “Observo a travessia que a música dele faz do altar para o palco, da música religiosa para a música popular brasileira. Ele transita entre esses campos com desempenho significativo. Analiso o modo como ele se veste, o modo como canta. Meu doutorado explora como o campo católico vem utilizando a música contemporânea para fortalecer sua doutrina. Já tenho dez shows dele filmados, registrados por mim. Quero mostrar que o espetáculo religioso tem, hoje, as mesmas exigências e qualificações de qualquer grande espetáculo da música brasileira”, diz o cantor pernambucano.
O padre está ciente das pesquisas, que ganharam força com a recém-publicada biografia Humano demais, escrita pelo jornalista Rodrigo Alvarez. Nas últimas semanas, Silvério Pessoa teve apoio de técnico de som para analisar os recursos sonoros utilizados pelo padre, a fim de provar o grau de sofisticação dos equipamentos e efeitos - “como qualquer grande show da música nacional”, avalia Pessoa.
A área de pesquisa é familiar para o músico, interessado nos ritos e tradições da fé desde a infância, influenciado pela mãe, devota de Nossa Senhora da Conceição. No próximo sábado (03), Silvério lança o livro Religiosidade popular - França e Pernambuco: diálogos, expressões e conexões (Fonte Editorial, R$ 40), às 15h, no Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 - Graças), durante a programação da Semana do Livro de Pernambuco. O lançamento tem participação dos pesquisadores Roberto Motta e Drance Elias, professores orientadores da tese.
Acompanhe o Viver no Facebook:
Últimas
Mais Lidas