° / °

Viver
MasterChef

MasterChef Profissionais: chef é eliminado por fazer a pior entre as piores sobremesas

A confeitaria se provou, novamente, a maior inimiga dos chefs no episódio desta terça-feira

Publicado: 22/11/2016 às 23:39

Foto: Band/Reprodução/

Foto: Band/Reprodução/

Foto: Band/Reprodução

Após a eliminação do pernambucano João Lima, foi a vez de Fádia Cheiato deixar o MasterChef Profissionais. Com uma prova de caixa misteriosa e uma de confeitaria, o reality definiu seus quatro finalistas no episódio desta terça-feira (22) - entre eles, o pernambucano Ivo Lopes.

A caixa misteriosa apareceu mais uma vez no reality para complicar a vida de Ivo, Dayse, Marcelo, Dário e Fádia. Os cinco finalistas do MasterChef precisaram criar um prato utilizando ingredientes de luxo, como caviar, champagne e foie gras. O pernambucano Ivo Lopes comemorou a prova - "era tudo o que eu queria", disse. O sentimento, entretanto, não foi unânime: Dayse enfrentou problemas na prova, assim como Dário, que não soube preparar o caviar.

Marcelo apresentou um foie gras sobre creme de champagne com vieira selada e caviar. A combinação não agradou Paola, que achou a combinação dos ingredientes gordurosa demais. "A simplicidade é o luxo do luxo", opinou Jacquin, que achou que o prato tinha "coisas demais acontecendo". Já Fádia, com um carpaccio de vieira e foie gras frito com molho de champagne e pêra caramelizada, agradou Fogaça, que elogiou o prato balanceado.

O kobe beef e foie gras sobre alcachofra de Dayse arrancou elogios dos jurados. "Isso aqui é a perfeição do clássico", disse Jacquin. "Eu não achei que você ia se dar bem na prova", disse Paola, que acreditava que o estilo de Dayse não fosse alta gastronomia, "mas eu me enganei. Está tudo sensacional". Ivo preparou texturas de foie gras com kobe beef e purê de alcachofra com pêra, decisão que agradou Fogaça. "Está tudo correto, comeria tudo até o final", elogiou o chef. "Mais um clássico bem feito", completou Jacquin, chamado por Ivo de "o mestre do foie gras".

Com problemas na execução, o prato de Dário, vieira e foie gras grelhados com caviar processado e molho de alcachofra, foi alvo de críticas. "Você tirou a essência do caviar", reclamou Paola. O francês Erick Jacquin não perdoou. "Eu adoro caviar. Se me perguntassem o que eu quria comer antes de morrer, era caviar. Mas isso aqui? Está muito ruim. O que passou pela sua cabeça? Como você faz uma coisa dessas?".

Os melhores da prova foram Dayse e Ivo, mas apenas Dayse subiu ao mezanino e se livrou da prova de eliminação. Uma prova adicional foi realizada antes do desafio de eliminação, com a objetivo de salvar mais um chef da prova final. Os quatro candidatos restaram precisaram preparam um ovo en meurette - prato do qual nenhum deles tinha ouvido falar. Trata-se de um ovo poché no ponto certo com molho de vinho tinto, cenoura, bacon e champignon. Os chefs tiveram apenas 30 minutos para entregar o prato.

O prato de Marcelo, apesar de ter pouco molho e muito sal, passou no teste, assim como o de Ivo. O de Fádia, no entanto, ficou ácido demais e recebeu críticas de Fogaça. "Zoou o bagulho", brincou o chef. O de Dário, que afundou no molho, que ficou ácido demais. "Isso aqui está cruel", disse Paola. O pernambucano Ivo foi eleito o melhor da prova e subiu ao mezanino, juntando-se a sua ex-pupila, Dayse.

No desafio de eliminação, um inimigo de longa data dos chefs voltou: a confeitaria. Marcelo, Dário e Fádia tiveram que preparar um soufflé de chocolate, uma receita difícil e frágil. Com a ajuda do presidente da Cacau Show, o chocolatier Alê Costa, os candidatos tiveram apenas 40 minutos para apresentar a sobremesa.

O suflê de caramelo de chocolate branco de Marcelo não cresceu, mas agradou o paladar do jurado convidado. O de Fádia, apresentado com um collier de frutas vermelhas, ficou doce demais e um pouco cru - "borrachudo", segundo Jacquin. Dário apresentou problemas na execução e também acabou com um soufflé cru.

A prova foi vencida por Dário, que subiu ao mezanino. Já Fádia deu adeus ao programa após uma prova "nivelada por baixo". O vencedor do reality levará R$ 170 mil, além de um automóvel e o troféu de MasterChef Profissional. MasterChef Profissionais é exibido na Band todas as terças, às 22h30, e no Discovery Home & Health nas sextas-feiras, às 19h30.

 

 


Acompanhe o Viver no Facebook:

 

Mais de Viver