Diario de Pernambuco
Busca
Literatura Livros com proposta de diversão e aprendizado chegam ao Brasil Coleção Abremente é voltada para o público infantil e já passou por países da Europa, Ásia e América do Norte

Por: Bárbara Valdez

Publicado em: 05/11/2016 12:30 Atualizado em: 05/11/2016 19:45

Publicação composta por oito volumes tem conteúdo diferenciado para cada faixa etária. Foto: Assessoria/Divulgação
Publicação composta por oito volumes tem conteúdo diferenciado para cada faixa etária. Foto: Assessoria/Divulgação

Com um formato diferente dos livros tradicionais, sendo montada em forma de leque, a Coleção Abremente vem numa caixinha e traz uma mistura de jogos de perguntas e respostas, além de desafios do tipo "quebra-cuca". Os exemplares, publicados pela Catapulta Editores, acabam de chegar ao Brasil, lançados na última sexta-feira (4), e são direcionados para crianças de 3 a 11 anos.

Essa é primeira vez que a obra é lançada no país. Os livros foram editados originalmente em 1989, na França, e desde então passaram por diferentes locais, como México, Estados Unidos, China, Itália e Argentina, vendendo mais de 50 milhões de cópias. O conteúdo visa estimular o aprendizado infantil de maneira divertida e assim abrange problemas de matemática, perguntas de conhecimentos gerais, adivinhação, palavras para corrigir a ortografia e brincadeiras. Tudo com bastante ilustração e bem colorido.

Para que os desafios se tornem estimulantes, eles são adequados para diferentes faixas etárias. Ao todo, a coleção é composta por oito publicações, que abrangem dois anos na vida da criança, por exemplo, 3 e 4 anos, 8 e 9 anos ou 10 e 11 anos. De acordo com Carmem Pareras, diretora comercial da Catapulta, a ideia de trazer o material para os brasileiros é antiga, mas foi preciso muito estudo de conteúdo antes de fazer a publicação. "As atividades dos livros não foram traduzidas de outras línguas, nós passamos cerca de um ano e meio trabalhando com psicopedagogos para adaptar o material às peculiaridades do Brasil", conta.

A forma de leque do Abremente visa facilitar o transporte e também deixar o material mais lúdico. A ideia dos desafios, além de incentivar a curiosidade das crianças é uma maneira de propor interação entre pais e filhos, com toques de competição de quem consegue responder as perguntas da forma correta. Os livros também buscam fazer com que os pequenos se desconectem um pouco do ambiente virtual.

A Catapulta Editores é especializada no público infantil, mas possui no catálogo obras para adultos, como livros de receitas e de colorir. A editora chegou ao Brasil em 2006.

SERVIÇO
Coleção Abremente
Livros infantis, para crianças com idade entre 3 e 11 anos
Quanto: R$ 29,90 (cada exemplar)
À venda em diferentes livrarias do país

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL