Televisão Com orçamento ambicioso, The Crown resgata primeiros anos de reinado de Elizabeth II A série estará disponível a partir desta sexta-feira na Netflix

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/11/2016 12:45 Atualizado em:

Claire Foy protagoniza a série na primeira temporada. Foto: Netflix/Divulgação
Claire Foy protagoniza a série na primeira temporada. Foto: Netflix/Divulgação
The crown não se destaca pelo ineditismo. Ao contrário, revisita a realeza britânica, universo bastante explorado na cultura pop. A nova série original da Netflix, no entanto, chama a atenção por ser um projeto ambicioso. Com dez episódios, a produção custou US$ 130 milhões, considerada a mais cara desenvolvida pelo serviço de streaming até então. Ultrapassou o épico Marco Polo e teria valores superiores a The get down, ambos da plataforma de streaming - o site especializado The Daily Beast crava o seriado como o mais caro da TV atual.

A rainha Elizabeth II, de 90 anos de idade e com 53 como monarca, é a personagem central do seriado, disponível a partir desta sexta-feira no catálogo. Ainda sem a confirmação da segunda temporada, a primeira se restringe aos primeiros anos de reinado dela, passando de princesa à rainha. Nesta fase, a atriz Claire Foy incorpora Elizabeth, que se casa com o duque de Edimburgo, Philip Mountbatten (Matt Smith). A cerimônia é o ponto de partida da trama, ambientada após a Segunda Guerra.

A série reconstitui as audiências semanais entre Elizabeth e os ministros. O ator John Lithgow vive o primeiro-ministro Winston Churchill. O envolvimento político entre a monarca e Churchill é um dos elementos-chave da produção, além do momento da coroação de Elizabeth, aos 25 anos, como rainha.

The crown equilibra aspectos políticos com dramas pessoais. Entre fatos reais e ficcionais, a trama foi escrita por Peter Morgan, roteirista do filme A rainha, e tem Stephen Daldry como showrunner, responsável por As horas e O leitor. Ainda não há confirmação oficial, mas o que se planeja é que cada temporada retrate uma década do reinado da monarca com uma atriz diferente.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL