Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Aquarius é eleito quarto melhor filme do ano pela revista de cinema mais importante do setor Por outra publicação, Kleber Mendonça Filho foi eleito um dos dez diretores "para se prestar atenção" em 2017

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/11/2016 20:03 Atualizado em: 30/11/2016 20:08

Filme pernambucano concorreu à Palma de Ouro em Cannes, na França, e venceu festivais de Sidney, Amsterdam e Mar del Plata. Foto: Vitrine Filmes/Reprodução
Filme pernambucano concorreu à Palma de Ouro em Cannes, na França, e venceu festivais de Sidney, Amsterdam e Mar del Plata. Foto: Vitrine Filmes/Reprodução


Preterido pelo governo brasileiro para a disputa do Oscar 2017, o filme pernambucano Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, foi considerado o quarto longa-metragem mais relevante do mundo em 2016 pela revista Cahiers du cinema, a mais importante publicação internacional sobre a sétima arte. A lista foi divulgada na internet pelo The playlist, um dia antes de ser liberada oficialmente. O site considerou a relação coerente com a qualidade dos filmes destacada pela crítica.

Confira o roteiro de shows no Divirta-se


Já a revista Variety elegeu Kleber Mendonça Filho como um dos dez diretores "para se prestar atenção" em 2017. Na lista do CahiersAquarius ficou atrás de Toni Erdmann, de Maren Ade, exibido no Janela Internacional de Cinema (festival organizado pelo diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho), Elle, de Paul Verhoeven (atualmente em cartaz no estado), e The neon demon, de Nicolas Winding Refin. A obra pernambucana superou na avaliação longas-metragens de diretores consagrados, como Julieta, de Pedro Almodóvar.

Estrelado pela atriz Sonia Braga, o filme pernambucano concorreu à Palma de Ouro em Cannes, na França, e venceu festivais de Sidney, Amsterdam e Mar del Plata, entre nomeações obtidas em outras mostras internacionais. Na semana passada, recebeu indicação ao Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente.

Gravado na Zona Sul do Recife, Aquarius narra a luta de uma jornalista aposentada e viúva contra o assédio de uma construtura interessada em desalojá-la para a construção de um edifício. O longa tem como tema central a especulação imobiliária, mas permeia questões como vida na terceira idade, desigualdade social, preconceito e memória afetiva.

O jornal francês Le Monde recentemente recorreu ao filme como uma alegoria para a demissão do ministro da Cultura, Marcelo Calero. O gestor entregou o cargo após acusar colegas do ministério e o presidente Michel Temer de pressioná-lo a reverter um parecer do Iphan contra a limitação de um espigão em uma área protegida em Salvador na Bahia - do qual o ex-ministro Gedel Vieira Lima era um dos proprietários. Para o jornal, a saída de Calero seria um “remake político” do filme de Kleber Mendonça Filho.

Em maio, na França, o cineasta e a equipe protestaram contra o processo de deposição da então presidente Dilma Rousseff e classificaram o impeachment como golpe de estado. Calero chamou de “infantil” a manifestação e recebeu críticas da classe artística. Meses depois, Aquarius foi preterido na indicação brasileira a uma vaga para disputar o Oscar - o vencedor foi Pequeno segredo - apesar do coro feito por cineastas em favor do longa pernambucano.

Assista ao trailer:



Acompanhe o Viver pelo Facebook:


Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL