Diario de Pernambuco
Busca
Entretenimento Teatro e exposições com entrada gratuita no fim de semana Programação espalhada pelo estado conta com atrações locais e de fora do país

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/10/2016 12:10 Atualizado em: 29/10/2016 13:54

Espetáculo Caricats, exibido no Festival Cena cumplicidades, está entre as opções de lazer. Foto: Brunno Martins/Divulgação
Espetáculo Caricats, exibido no Festival Cena cumplicidades, está entre as opções de lazer. Foto: Brunno Martins/Divulgação

No roteiro tem entrada gratuita. Quem gosta de aproveitar o cenário cultural de Pernambuco já pode anotar na agenda a programação de exposições, espetáculos de dança e peças teatrais que são abertos ao público e onde dá para se divertir sem pagar entrada. Entre os destaques estão o Festival Cena Cumplicidades, que une dança e programação musical do Brasil e outros países, e o encerramento do II Festival Risadinha. 
 
 

Neste sábado (29), os eventos se dividem entre Recife, Olinda e São Lourenço da Mata - neste será exibida a peça Números, às 16h. Para marcar o encerramento do 21º Festival de Dança do Recife, o grupo Maracambuco traz a peça Santos, rainhas e leões, que exalta o ritmo do maracatu na Praça do Arsenal, Recife Antigo, às 18h. Um pouco mais cedo, às 15h30, o público pode conferir em Olinda o espetáculo One, one, one, do bailarino suíço Ioannis Mandafounis. A montagem faz parte do Festival Cena Cumplicidades, que recebe também a peça Caricats, uma obra usando tecnicas de clown, às 18h30. Ambas as apresentações são no Alto da Sé. 

 
Quem está em busca de uma montagem com características históricas pode conferir Senhora de engenho – Entre a cruz e a torá, apresentada no Casarão de Maria Amazonas, em Camaragibe, às 19h do domingo. O enredo, que marca o encerramento do Festival Risadinha, trabalha a história de Branca Dias, portuguesa que veio para o Brasil no século XVI, fugindo da inquisição. No mesmo festival há a peça Um sonho de rabeca no reino da bicharada, encenada às 16h, no Sesc Ler São Lourenço da Mata, especialmente para as crianças. 

No quesito esxposições é possível conferir no sábado a mostra A magia da fotografia, de Ania Billian, na Loja Novo Projeto, em Boa Viagem. Quem só está livre no domingo, uma opção é a exibição Erros, montada na Casa do Cachorro Preto, em Olinda.  Há ainda exibições nos shoppings RioMar, com Liramartes, e Paulista North Way, com Flores de Holambra. Para verificar a programação completa acesse nosso roteiro no Divirta-se. 

Acompanhe o roteiro de teatro e programe-se:

Senhora de engenho: Entre a cruz e a torá faz parte do II Festival Cultural Risadinha. Foto: Assessoria/Divulgação
Senhora de engenho: Entre a cruz e a torá faz parte do II Festival Cultural Risadinha. Foto: Assessoria/Divulgação


Dia 29

NÚMEROS
Cia Os Palahços de Rua. Quando: 29 de outubro, às 16h. Onde: SESC Ler São Lourenço da Mata (Avenida das Pêras, 56, Tiúma, São Lourenço da Mata). Valor: Gratuito. Classificação: Livre. Informações:3525-9033.

ANNE COSTA
Performance de dança contemporânea. Quando: 29 de outubro, às 16h. Onde: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Recife Antigo). Quanto: Gratuito. Informações: 3424-4431.

MARACAMBUCO: SANTOS, RAINHAS E LEÕES
Espetáculo faz parte do 21º Festival de Dança do Recife. Quando: 29 de outubro, às 18h. Onde: Praça do Arsenal (Recife Antigo). Quanto: Gratuito. Classificação: Livre.
 
ONE, ONE, ONE
Espetáculo com Ioannis Mandafounis (Genebra-Suíça), onde os artistas traduzem emoções do público, transformam-nas para enviá-las de volta em forma de dança Programação faz parte do Festival Cena Cumplicidades. Quando: 29 de outubro, às 15h30, e 30 de outubro, às 16h. Onde: Praça do Alto da Sé (Centro Histórico de Olinda). Quanto: Gratuito. 

CARICAT'S 
Espetáculo da companhia Entre Nós Coletivo de Criação (Natal-Brasil), A obra foi criada para buscar soluções para o que possa vir a acontecer. Nada é definitivo. Tudo parece inacabado e burlesco. Uma obra clownesca. Programação faz parte do Festival Cena Cumplicidades. Quando: 29 de outubro, às 18h30. Onde: Praça do Alto da Sé (Centro Histórico de Olinda). Quanto: Gratuito.

CONTACTO SONORO 
Espetáculo com Colectivo Mazdita, com Leandro Olivan e Flávia Pinheiro (Buenos Aires – Argentina/Recife), e Contacto Sonoro. Programação faz parte do Festival Cena Cumplicidades.Quando: 29 de outubro, às 8h30 e 15h, e 30 de outubro, às 15h30. Onde: Terminal Xambá (Avenida Presidente Kennedy, s/n, São Benedito, Olinda). Quando: Gratuito. Informações: 3182-5897.

UM CONTO DE MARIAS OU DE MARIA FLOR
Leitura dramatizada. Maria Flor é uma menina cheia de imaginação. De sua cabeça saem muitas histórias, vivências, experiência. Essa é, então, a história de muitas Marias. Quando: 29 de outubro, às 19h. Onde: Espaço Fiandeiros (Rua da Matriz, 46, Boa Vista). Quanto: Gratuito. 

AS PERIPÉCIAS DA TRUP DA ALEGRIA
Palhaço Bituca se diz o valentão e conta para a Trup uma história de terror, fazendo com que toda a turma fique apavorada. Seguindo com as suas trapalhadas, Bituca perde a amizade de toda a TRUP, Loli, Leca e Bú. As crianças participam e ajudam a TRUP. Tudo com muita alegria, músicas e palhaçadas.Onde:Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, 457, Boa Vista). Quando: 29 de outubro, às 17h. Onde: Parque da Macaxeira (Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, s/n, Macaxeira). Quanto: Gratuito.

Dia 30

SENHORA DE ENGENHO ENTRE A CRUZ E A TORÁ
Cia Popular de Teatro de Camaragibe. Quando: 30 de outubro, às 19h. Onde: Casarão de Maria Amazonas (Vila da Fabrica, Centro de Camaragibe). Valor: Gratuito. Classificação: 12 anos.

O SONHO DE ENT
Leitura dramatizada. No mundo das sementes que se preparam para nascer, Ent precisa descobrir a qual casta de árvore pertence. Quando: 30 de outubro, às 17h. Onde: Espaço Fiandeiros (Rua da Matriz, 46, Boa Vista). Quanto: Gratuito.

UM SONHO DE RABECA NO REINO DA BICHARADA
Grupo Estação de Teatro. Quando: 30 de outubro, às 16h. Onde: SESC Ler São Lourenço da Mata (Avenida das Pêras, 56, Tiúma, São Lourenço da Mata). Valor: Gratuito. Classificação: Livre. Informações:3525-9033.



Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL