Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Viver
Moda Ronaldo Fraga emociona público do SPFW com desfile que denuncia transfobia Estilista mineiro convocou 28 transexuais para cruzar as passarelas

Por: Estado de Minas

Publicado em: 26/10/2016 22:03 Atualizado em:

Desfile emocionou o público. Foto: Marcelo Soubhia/Agência Fotosite
Desfile emocionou o público. Foto: Marcelo Soubhia/Agência Fotosite


Vinte e oito transexuais vestiram a arte do estilista mineiro Ronaldo Fraga nesta quarta-feira (26), durante o São Paulo Fashion Week. Nada mais coerente com o tema de sua coleção para o verão de 2017, que levanta a bandeira da transfobia. Como quem quis fazer com o que público do SPFW vestisse a pele das pessoas trans, Fraga usou as passarelas do evento internacional de moda para dar visibilidae a uma absurda realidade: o Brasil é o país com maior número de assassinatos de transgêneros em todo o mundo.

A seleção das modelos foi feita anonimamente por meio das redes sociais. O produtor Fernando Valiengo é quem enviou as mensagens-convite às beldades. Entre elas está a top belo-horizontina Carol Marra. O desfile foi o último de sua carreira e a emocionou. "Ronaldo deu voz a quem não tem voz, deu visibilidade a pessoas que são invisíveis. Todas as modelos do desfile eram trans e puderam contar uma história independente do seu gênereo, afinal a genitália estava tampada. Então elas mostraram uma roupa com beleza, feminilidade e dignidade, como qualquer outra modelo faz. Foi muito lindo", disse a moça.
 
De acordo com o estilista, poucas modelos estavam no desfile - o elenco foi primariamente formado por beldades em outras profissões, como cabelereira, dona de casa, professora e garota de programa. Em uma edição anterior da semana de moda, Fraga colocou senhoras idosas na passarela. Em 2013, porém, o estilista foi acusado de racismo ao vestir modelos com perucas de palha de aço em um desfile sobre a influência africana no Brasil. 


Acompanhe o Viver no Facebook:


Triplica o número de casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco
Primeira Pessoa com Naiara Cândido
O melhor passista do Recife é de Santo Amaro
Grêmio Musical Henrique dias é tradição e formação
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco