Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Filmes pernambucano e brasiliense ganham Prêmio Netflix e serão levados para 190 países Os longas concorreram com mais oito filmes independentes

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/10/2016 20:35 Atualizado em: 06/10/2016 02:13

Ventos de agosto é do pernambucano Gabriel Mascaro. Foto: Divulgação
Ventos de agosto é do pernambucano Gabriel Mascaro. Foto: Divulgação


Rio de Janeiro
- Dois filmes brasileiros ganharão o mundo. O pernambucano Ventos de agosto, de Gabriel Mascaro, e o brasiliense O último cine drive-in, de Iberê Carvalho, venceram a segunda edição do Prêmio Netflix, evento com objetivo de fortalecer a projeção mundial do cinema nacional. As produções foram eleitas, respectivamente, pelo júri e voto popular. O evento ocorreu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira (05).

Representando Ventos de agosto, a atriz Dandara de Morais recebeu o prêmio. "Fiquei impressionada por Ventos de agosto concorrer, porque é um filme muito poético, orçamento minúsculo", comentou, em entrevista ao Viver. Para ela, o prêmio foi importante não só para o filme, como para o cinema pernambucano. Ventos de agosto já rodou em diveros festivais, incluindo o de Locarno, onde recebeu menção honrosa, Dandara, vencedora como melhor atriz do Festival de Brasília, acredita que as visões em torno do filme se diferenciam no exteior.

Os vencedores, que terão ao menos um ano de licenciamento em 190 países, concorreram com mais oito filmes independentes: Clarisse ou alguma coisa sobre nós (2015), de Petrus Cariry; My name is now, Elza Soares (2014), de Elizabete Martins Campos; Levante! (2015), de Susanna Lira; Califórnia (2015), de Marina Person; Porque temos esperança (2014), de Susanna Lira; À queima roupa (2014), de Theresa Jessouroun; Obra (2014), de Gregorio Gaziosi; e A história da eternidade (2014), de Camilo Cavalcante. AInda nãp há previsão de quando os filmes estarão disponíveis no catálogo.

Após três anos da primeira edição ter sido realizada, o segundo Prêmio Netflix foi lançado no dia 13 de setembro. Com votação no Twitter e Facebook, o total de votos superou a marca de 35 mil votos. Com variedade, a comissão de júri foi formada pelos atores Alice Braga e Fabrício Boliveira, pelos diretores Cesar Charlone e Fernando Andrade, a cineasta Adriana Dutra e os youtubers Hugo Gloss e Lully de Verdade.

A atriz Dandara de Morais comenta a vitória no prêmio:


A repórter viajou a convite da Netflix.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL