Cinema Baile Perfumado: Clássico tem bastidores revelados em livro A aventura do Baile perfumado: 20 anos depois foi organizado pelos pesquisadores Paulo Cunha e Amanda Mansur

Por: Júlio Cavani - Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/10/2016 18:38 Atualizado em:

Longa é um dos mais importantes do cinema pernambucano. Foto: Fred Jordão/Divulgação
Longa é um dos mais importantes do cinema pernambucano. Foto: Fred Jordão/Divulgação


Raros filmes brasileiros ganham um material tão rico quanto o livro A aventura do Baile perfumado: 20 anos depois. Organizada pelos pesquisadores Paulo Cunha e Amanda Mansur, com 270 páginas, a publicação reúne depoimentos, artigos, um diário das filmagens, o roteiro original (com anotações manuscritas feitas à época), fotografias e desenhos que resgatam o processo de produção do longa dirigido por Lírio Ferreira e Paulo Caldas, marco da retomada do cinema pernambucano.

O capítulo mais revelador é o Diário de um vídeo assist amador, assinado por Samuel Paiva, que trabalhou nas filmagens como estagiário da equipe de câmera e hoje em dia é professor da Universidade Federal de São Carlos. No set, a função dele era operar o aparelho de vídeo que permitia a pré-visualização das imagens captadas em película.

O relato de Paiva é extremamente sincero ao revelar não só detalhes técnicos dos bastidores da produção, mas também curiosidades sobre as confusões, hábitos, farras, grosserias, dificuldades, erros, brigas, piadas internas, discordâncias e imprevistos vividos pela equipe. Os registros descrevem não só os métodos de trabalho dos realizadores, como os defeitos pessoais de cada um.

Há textos assinados por atores, diretores, equipe técnica, pelo crítico Fernando Spencer (falecido em 2014) e pelo historiador Frederico Pernambucano de Melo, especialista em cangaço. As fotos são de autoria de Fred Jordão, e os desenhos são assinados pelo diretor de arte e artista plástico Adão Pinheiro.

A maioria dos textos foi elaborada nos dias atuais, a partir de lembranças dos artistas. Luiz Carlos Vasconcelos, por exemplo, que interpretou Lampião, recorda as inseguranças e angústias sentidas durante as filmagens. O ator conta que chegou a ter problemas de torcicolo frequentes por causa da tensão sofrida, que teve medo de morrer nas cenas filmadas de helicóptero e explica como fazia para vivenciar o personagem a partir de rituais diários, como andar no meio do mato sempre acompanhado por dois cachorros e ficar o tempo inteiro vestido com o figurino.

O livro funciona também como um making of. É possível descobrir onde foram feitas as cenas. Sequências com o Padre Cícero (interpretado por Jofre Soares), por exemplo, que na tela parecem ser ambientadas no Ceará, foram rodadas em antigos prédios e igrejas do Recife e de Olinda.

Impresso pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o livro foi lançado em setembro no Festival de Brasília, no mesmo local de lançamento do filme, em 1996. O lançamento no Recife ocorre hoje, às 19h, na loja Passa Disco, com participação do projeto Som na Rural, que vai tocar o disco com trilha sonora de Baile perfumado

Serviço
Lançamento do livro A aventura do Baile perfumado: 20 anos depois
Quando: hoje, às 19h
Onde: Passa Disco (Estrada do Encanamento, 480, Parnamirim)
Quanto: R$ 50 (cada exemplar)
Informações: 3268-0888



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL