Artes visuais Roberto Lúcio traz o erotismo para o centro de sua obra em nova exposição Mostra 'O corpo e suas escrituras' começa nesta terça na Arte Plural Galeria com dez pinturas e 16 fotografias relacionadas ao corpo feminino

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 27/09/2016 09:22 Atualizado em: 27/09/2016 09:32

Artista paraibano radicado em Pernambuco faz exposição para maiores de 16 anos. Crédito: Roberto Lúcio/Reprodução
Artista paraibano radicado em Pernambuco faz exposição para maiores de 16 anos. Crédito: Roberto Lúcio/Reprodução

O erótico e a nudez, diz o artista visual Roberto Lúcio, estão no centro da arte em todas as épocas. Os dois temas se tornaram objeto de pesquisa e um ponto de inflexão da obra dele, e o resultado é a exposição O corpo e suas escrituras, cuja abertura acontece às 19h de hoje, na Arte Plural Galeria. Se, durante parte de sua carreira, Roberto trabalhou mais com o abstrato em sua pintura, desta vez ele explora a fotografia e também a traz diretamente para suas telas. “O erotismo é inerente ao ser humano e ele pode canalizar para qualquer lado. O que não queria era dar à minha obra um tratamento comercial, de capa de revista”, afirma.

As experimentações do artista com a representação do corpo feminino começaram há três anos e deram origem a cerca de duas mil fotografias. No total, foram selecionadas dez pinturas e 16 fotografias, em parceria com a curadora Bianco Coutinho Dias. “A tecnologia é um instrumento, como um pincel. Imprimi as imagens já nas telas e comecei a pintar a partir daí. Não tenho nenhuma técnica fotográfica. Fiz as imagens com luz natural e o próprio processo acabou me conduzindo”.

Uma das referências de Roberto Lúcio foi o escritor francês Georges Bataille, que escreveu a obra clássica O erotismo, no qual ele coloca essa pulsão humana como uma transgressão por excelência e a “aprovação da vida até na morte”. Objetos como aneis, moldes de sapatos  - usados em uma exposição anterior dele, Para caminhar te dou meus pés - e bolas de gude são alçados à condição de símbolos que dizem respeito à vivência dessa energia sexual. Outras referências da história da arte podem ser vistas em suas obras, como o também francês Gustave Courbet, que no quadro A descoberta do mundo chocou a sociedade de seu país ao pintar uma vulva de forma realista.

A manipulação das fotografias por Roberto é feita não por retoques feitos em computador, mas por meio da pintura. Cada obra tem diferentes graus de intervenção no corpo das mulheres retratadas, o que dá aos quadros uma impressão de que a própria silhueta foi pintada de forma hiperrealista. A classificação indicativa para O corpo e suas escrituras é de 16 anos e a mostra fica em cartaz até 29 de outubro.

SERVIÇO
Exposição O corpo e suas escrituras, de Roberto Lúcio
Abertura: Hoje, às 19h
Onde: Arte Plural Galeria - Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Visitação: Terça a sexta, das 13h às 19h; aos sábados, das 16h às 20h, até 29 de outubro
Entrada franca
Informações: 3424-4431

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL