Emmy Game of Thrones, Mr. Robot e Veep estão entre os favoritos do Emmy Com apresentação de Jimmy Kimmel, cerimônia será transmitida a partir das 20h, na Warner

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/09/2016 19:02 Atualizado em: 17/09/2016 19:13

Intérprete de Jon Snow de Game of thrones, Kit Harrigton é um dos favoritos na categoria ator coadjuvante. Foto: HBO
Intérprete de Jon Snow de Game of thrones, Kit Harrigton é um dos favoritos na categoria ator coadjuvante. Foto: HBO


Game of thrones fez história no Emmy Award do ano passado. Bateu recorde de troféus em uma única noite, incluindo o de melhor série dramática entre as 12 vitórias, e foi a primeira série de fantasia a ser premiada na categoria principal. O seriado da HBO, a quarta maior audiência na televisão norte-americana, é um dos favoritos na 68ª edição do "Oscar da televisão", que será transmitida ao vivo neste domingo, a partir das 20h, na Warner Channel. A apresentação será de Jimmy Kimmel, do talk show Jimmy Kimmel Live!.

Inspirada na série de livros As crônicas de gelo e fogo, de George RR Martin, a produção concorre pela sexta temporada, considerada a melhor do seriado. Além de liderar no número de indicações - 23 ao todo -, a série conquistou novo recorde: venceu nove prêmios no Creative Arts Emmys, realizado no fim de semana passado e dedicado a categorias técnicas. Com o trunfo, se tornou o seriado mais premiado da história do prêmio da Academia de Artes e Ciências Televisivas. Acumula 35 vitórias no total, que já superou o drama político The west wing (1999-2006) e o policial Hill street blues (1981-1987), com 26.

Por outro lado, GoT concorre com fortes candidatas. Mr Robot foi a estreia mais expressiva do ano passado da TV por assinatura norte-americana. O seriado narra a história de um homem solitário que se envolve com um rede de hackers cujo objetivo é destruir grandes corporações. Virou queridinha do público e dacrítica, apesar de a audiência não corresponder à tamanha repercussão - a primeira temporada registrou média de 2,7 milhões de espectadores. Rami Malek e Christian Slater, embora não tenha sido indicados, são bons trunfos da produção."

A surpresa foi a indicação de The americans - concorre em cinco categorias - , que narra a história de dois agentes soviéticos da KGB, que se passam por um casal norte-americano. Apesar de estar se despedindo, A sexta temporada da aristocrata Downton Abbey  não foi uma das melhores. Ainda na disputa, Better call Saul (AMC), Homeland (Showtime) e House of cards (Netflix).
Game of thrones é destaque nas categorias melhores atriz e ator coadjuvante, já que o elenco não concorre como protagonista.

Os atores Kit Harington e Peter Dinklage disputam na categoria masculina. Harington aparece como favorito, sobretudo na performance impecável do nono episódio A batalha dos bastardos. Dinklage também aparece como um dos favoritos. Em caso de zebra, a "culpa" pode ser de Jonathan Banks, bastante elogiado em Better call Saul, spin-off de Breaking bad. A categoria ainda possui Ben Mendelsohn (Bloodline) e Jon Voight (Ray Donovan).

As atrizes Lena Headey (Cersei), Emilia Clarke (Daenerys Targaryen) e Maisie Williams (Arya Stark) concorrem a melhor atriz coadjuvante. Estrelando grandes reviravoltas na trama, Lena Headey aparece como grande favorita ao lado de Maggie Smith, que concorre por Downton Abbey, na temporada derradeira do seriado britânico. Ainda na categoria, Constance Zimmer (UnReal) e Maura Tierney (The Affair).

Os indicados do Emmy Awards são de temporadas exibidas entre o período 1º de junho de 2015 e 31 de maio de 2016. A regra abre exceção para produções que já estavam concluídas, mas não foram exibidas no período, como é o caso de Game of thrones, que foi concluída em junho. Na lista de ignoradas, Narcos (Netflix), Penny dreadful e The walking dead (AMC), série de maior audiência da atualidade.

>> FAVORITOS

Ao lado de Kevin Spacey (House of cards), Rami Malek é um dos favoritos a melhor ator. Foto: USA Network/Divulgação
Ao lado de Kevin Spacey (House of cards), Rami Malek é um dos favoritos a melhor ator. Foto: USA Network/Divulgação
 Ator em série dramática

Rami Malek, brilhante protagonista de Mr Robot, tornou-se queridinho do público e crítica. Foi vencedor do Globo de Ouro deste ano. Está ameaçado por Kevin Spacey, indicado na categoria desde a primeira temporada da série, mas que ainda não arrematou o prêmio. Pelo ineditismo e performance na pele do político Frank Underwood em House of cards, é provável a consagração do ator. Concorrem ainda: Kyle Chandler (Bloodline), Bob Odenkirk (Better call Saul), Matthew Rhys (The americans) e Liev Schreiber (Ray Donovan).

Viola Davis pode vencer como melhor atriz pela segunda vez consecutiva. A ameaça é Robin Wright. Foto: ABC/Divulgação
Viola Davis pode vencer como melhor atriz pela segunda vez consecutiva. A ameaça é Robin Wright. Foto: ABC/Divulgação
 Atriz em série dramática:

Viola Davis e Robin Wright são as favoritas. A primeira venceu no ano passado como protagonista da série jurídica How to get away with murder e deve repetir o feito neste ano. Já a segunda carrega a mesma "zebra" de Kevin Spacey, mas a terceira temporada de House of cards foi o momento dela no seriado. Além delas, o desdobramento de Tatiana Maslany para viver personagens múltiplos em Orphan black também é destaque nas indicações. Concorrem ainda: Claire Danes (Homeland), Keri Russell (The americans) e Taraji P. Henson (Empire).

Após interromper a hegemonia de Modern family, Veep aparece novamente como favorita na categoria série cômica. Foto: HBO/Divulgação
Após interromper a hegemonia de Modern family, Veep aparece novamente como favorita na categoria série cômica. Foto: HBO/Divulgação
 Melhor série cômica:

Concorrendo pela quinta temporada, Veep é a principal favorita. Vencedora do ano passado, a série da HBO interrompeu a hegemonia da Modern family - vencedora em cinco edições consecutivas. A produção acompanha a ascensão política da vice-presidente dos Estados Unidos, Selina Meyer. Sem a veterana The Big Bang theory entre os concorrentes, as surpresas foram black-ish e e a grande ameaça é Transparent, da Amazon. Concorrem ainda: Modern family, Unbreakable Kimmy Schmidt e Silicon Valley.

Assim como Veep, a protagonista Julia Louis-Dreyfus também é a grande favorita como melhor atriz cômica. Foto: HBO/Divulgação
Assim como Veep, a protagonista Julia Louis-Dreyfus também é a grande favorita como melhor atriz cômica. Foto: HBO/Divulgação
Atriz em série de comédia:

O mesmo favoritismo de Veep se repete entre as atrizes cômicas. Vencedora na categoria desde 2012, Julia Louis-Dreyfus deve se consagrar mais uma vez. Na trajetória, a atriz foi indicada 17 vezes e venceu em 1996 e 2006 por Seinfeld. Outras fortes candidatas são Amy Schumer por Inside Amy Schumer e Ellie Kemper por Unbreakable Kimmy Schmidt. Concorrem ainda: Laurie Metcalf (Getting on), Tracee Ellis Ross (Black-ish) e Lily Tomlin (Grace & Frankie).

Melhor ator em série cômica:
Vencedor do ano passado, o ator Jeffrey Tambor deve repetir a consagração por Transparent, série da Amazon, que permanece inédita no país. Na trama, o ator protagonista assume a transexualidade. Também entre os destaques, Aziz Ansari vive um ator em Master of none e Anthony Anderson vive um homem que luta para educar os filhos em black-ish - ele anunciou os indicados deste ano do Emmy. Concorrem ainda: Will Forte (The last man on earth), William H. Macy (Shameless), Thomas Middleditch (Silicon Valley).

Com 22 indicações, The people v. O.J. Simpson: American crime story está entre as favoritas à série limitada, assim como Fargo. Foto: FX/Divulgação
Com 22 indicações, The people v. O.J. Simpson: American crime story está entre as favoritas à série limitada, assim como Fargo. Foto: FX/Divulgação
 Melhor série limitada:

Segunda produção mais indicada - 22, no total -, The people v. O.J. Simpson: American crime story foi uma das surpresas do ano. Com imagens reais, a série de antologia abordou na primeira temporada o polêmico julgamento do jogador acusado de assassinar a esposa. Vencedora de duas edições e inspirada no filme homônimo, o seriado antológico Fargo também surge como favorito. Concorrem ainda: antológica American crime, a minissérie The night manager (AMC/BBC One) e a série dramática Roots (History).



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL