Cinema Filme Aquarius, que já está em cartaz, tem pelo menos dez razões para concorrer ao Oscar Com Sonia Braga, longa-metragem do pernambucano Kleber Mendonça Filho já pode ser visto em seis cinemas do Recife e tem chances de ser indicado ao Oscar

Por: Júlio Cavani - Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/09/2016 08:51 Atualizado em: 01/09/2016 16:46

Interpretação de Sonia Braga é uma das melhores da carreira da atriz. Foto: Victor Jucá/ Divulgação
Interpretação de Sonia Braga é uma das melhores da carreira da atriz. Foto: Victor Jucá/ Divulgação
 
Aquarius está em cartaz nos cinemas brasileiros. Antes de estrear, o longa-metragem pernambucano, dirigido por Kleber Mendonça Filho, já se tornou o filme nacional mais comentado do ano. Nas telas, o público verá a atriz Sonia Braga no papel de Clara, uma recifense que se recusa a sair do prédio onde mora na Avenida Boa Viagem. Ela é a última moradora do edifício, cujos outros apartamentos já foram desocupados e comprados por uma construtora que quer demolir tudo e construir um novo empreendimento no lugar. O longa-metragem tem chances de concorrer ao Oscar caso seja escolhido como representante do Brasil na disputa por uma indicação, mas tem enfrentado dificuldades políticas no conturbado cenário nacional atual.

O ator Humberto Carrão interpreta um funcionário da empresa responsável por fazer pressão contra Clara. A atriz Maeve Jinkings vive uma filha dela que questiona a resistência da mãe. Irandhir Santos atua como um bombeiro que trabalha no posto de salva-vidas em frente ao prédio e que se torna amigo da protagonista. Há todo um conjunto de personagens que representam diferentes questões em tono de temas como memória, urbanismo, patrimônio, sexo, música, consumismo e afeto, entre outras camadas e metáforas.

Antes de Aquarius, Kleber já havia ficado conhecido internacionalmente com curtas (como Recife frio) e com o longa-metragem O som ao redor, que foi além do campo do cinema e gerou discussões sobre a sociedade brasileira. O novo filme tem tudo para fazer mais sucesso, com um estilo mais clássico.

Em Pernambuco, Aquarius pode ser assistido nos cinemas UCI Shopping Recife, Cinemark RioMar, Moviemax Rosa e Silva, Cinema do Museu, Cinépolis Guararapes e São Luiz.

10 RAZÕES QUE PODEM LEVAR AQUARIUS AO OSCAR:

1. Sonia Braga
Sonia Braga já foi indicada ao Globo de Ouro três vezes e estava no elenco do filme O beijo da Mulher Aranha, que ganhou quatro indicações ao Oscar. Também trabalhou em filmes de Hollywood e é uma das atrizes brasileiras mais famosas nos Estados Unidos, onde ela vive. Algumas publicações, como os jornais britânicos Daily Telegraph e The Guardian, já a mencionam como uma possível candidata ao Oscar de Melhor Atriz. A atuação dela em Aquarius é uma das melhores de sua carreira. Para muitos, é a melhor, por captar uma artista no auge do amadurecimento.

2. Aprovação da crítica nos EUA
Um foto de Aquarius está na capa da edição deste mês da revista francesa Cahiers du Cinema, a mais respeitada publicação do mundo dedicada à crítica cinematográfica. O filme foi realmente consagrado pela crítica internacional e a boa repercussão também é verificada nos Estados Unidos, país que promove o Oscar, com elogios em veículos como Hollywood Reporter, Variety, IndieWire e no site do crítico Roger Ebert, entre outros. O crítico Nigel Smith, do jornal britânico The Guardian, chegou sugerir uma indicação à estatueta de Melhor Filme (não apenas "Filme Estrangeiro").

3. Produtores
O franco-tunisiano Saïd Ben Saïd, dono da empresa SBS, é um dos produtores de Aquarius. Ele produziu os filmes Deus da carnificina e Mapas para a es estrelas, que têm a participação de artistas vencedores do Oscar, como Julianne Moore, Kate Winslet, Roman Polanski e Christoph Waltz. O produtor já tem inserção, portanto, no meio onde ocorrem as negociações e o lobby em torno da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas. O longa-metragem pernambucano é também co-produzido por Walter Salles, diretor de Central do Brasil, que concorreu ao Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Montenegro).

4. Diretor
O nome do pernambucano Kleber Mendonça Filho apareceu nas listas de possíveis indicados ao Oscar de 2014, quando ele foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação com o O som ao redor, que chegou a aparecer na lista de favoritos de publicações como o site IndieWire e foi considerado um dos dez melhores filmes de 2012 segundo o jornal The New York Times, ao lado de obras de Steven Spielberg, Quentin Tarantino e Michael Haneke.

5. Cannes
Em maio, Aquarius concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, o mais prestigiado do mundo. Filmes que concorrem no evento francês costumam aparecer sempre entre os indicados ao Oscar em diferentes categorias.

6. Premiações e festivais
Além de concorrer em Cannes, Aquarius já foi premiado em festivais na Austrália, na Polônia, no Peru e na Holanda, onde concorreu com filmes de diversos países do mundo que também tentarão uma indicação ao Oscar. Em setembro, o longa-metragem pernambucano participará dos festivais de Nova York e de Toronto, que são duas das principais prévias do Oscar na América do Norte onde sempre estão presentes alguns dos principais filmes a serem indicados.

7. Repercussão política internacional
Entre os filmes que estavam em Cannes, Aquarius foi um dos únicos que repercutiu não só nas coberturas da área cultural, mas também nas primeiras páginas dos jornais, por causa do protesto que a equipe do longa-metragem fez contra a forma como Michel Temer tomou o poder. Desde então, Kleber tem enfrentado um série de adversidades e perseguições políticas no Brasil que também têm sido noticiadas internacionalmente. Em todo o mundo, Aquarius já virou um símbolo histórico da luta pela democracia e pela liberdade de expressão. Em solidariedade, três realizadores brasileiros decidiram desistir de concorrer à indicação ao Oscar para foralecer as chances do candidato pernambucano.

8. Bilheteria
Aquarius é coproduzido pela Globo Filmes, empresa responsável pela maioria dos maiores sucessos de bilheteria brasileiros nos últimos anos. O filme entra em cartaz no Brasil em 85 salas de cinema e já tem datas de lançamento definidas para a França e os EUA. Um bom público pode naturalmente ajudar a impulsionar a candidatura ao Oscar. Em 2013, O som ao redor entrou em cartaz em apenas 13 salas e atraiu 100 mil espectadores.

9. Estilo pop
Aquarius é um filme bastante autoral, mas não é uma daquelas obras de arte conceituais que fazem o público ter dificuldade de entender ou acompanhar, apesar de não chegar a ser hollywoodiano. O experimentalismo está nos detalhes sutis, já que a narrativa principal é bastante clássica, clara, comunicativa e linear, sempre em torno de uma personagem principal. O estilo não é fragmentado como O som ao redor, que não tinha um protagonista definido. Com músicas de Roberto Carlos, Queen, Gilberto Gil, Alcione e Reginaldo Rossi, Aquarius é bastante pop e tem tudo para ser popular como uma canção da MPB. Os filmes indicados ao Oscar não costumam ser os mais esteticamente transgressores e o pernambucano não enfrentará dificuldades nesse sentido.

10. Qualidade
No Oscar, fatores externos, campanhas e negociações muitas vezes pesam mais do que conteúdo da obra. No caso de Aquarius, as duas coisas são contempladas, já que há todo um contexto favorável e o filme em si é excelente, além de bonito e tecnicamente bem feito.
 

OUTROS FILMES BRASILEIROS QUE TENTARÃO CONCORRER AO OSCAR:
Nise, de Roberto Berliner
Mais forte que o mundo, de Affonso Poyart
Chatô, de Guilherme Fontes
Tudo que aprendemos juntos, de Sérgio Machado
Pequeno segredo, de David Schurmann

FILMES BRASILEIROS QUE RETIRARAM A CANDIDATURA EM SOLIDARIEDADE A AQUARIUS:
Mãe só há uma, de Anna Muylaert
Boi Neon, de Gabriel Mascaro
Para minha amada morta, de Aly Muritiba

Veja como foram os aplausos para Aquarius no Festival de Cannes:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL