Protesto Cláudio Assis invade palco do Festival de Brasília e grita 'abaixo a censura' "Malícia" e outros dois curtas fecharam o domingo no festival

Por: Alexandre de Paula

Publicado em: 26/09/2016 10:31 Atualizado em: 26/09/2016 11:27

Diretor pernabucano invadiu palco para fazer protesto. Foto: Junior Aragão/ Divulgação
Diretor pernabucano invadiu palco para fazer protesto. Foto: Junior Aragão/ Divulgação


Nem a breve chuva antes da sessão impediu o público de lotar o Cine Brasília para as últimas exibições da quinta noite da mostra competitiva. Os curtas Bodas de papel, Demônia: Melodrama em 3 atos e o longa Malícia encerraram o domingo, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Confira os horários dos filmes em cartaz

Entre as apresentações, o diretor pernambucano Cláudio Assis subiu ao palco pedindo para que não houvesse censura. Ele elogiou o festival com um palavrão. "Abaixo a censura! Brasília é do c…! Desculpa, mas é mesmo", disse. O diretor está no evento para a comemoração de 20 anos do lançamento do filme Baile perfumado, que será reexibido na capital federal.

Bodas de papel foi apresentado pela diretora Keicy Martins. "Muito importante para nós estar neste Festival, principalmente por ser minha primeira experiência na direção", salientou Keicy Martins. Ela lembrou também do diretor Breno Nina, ausente por conta de problemas com o voo. Por meio de um áudio reproduzido pela equipe, o diretor, que morou em Brasília, disse que o filme era um pedaço da cidade.

Depois foi a vez de Demônia: Melodrama em 3 atos, de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet, ser apresentado. Baladez pediu que fossem mantidas políticas de incentivo ao audiovisual. "Retrocesso não, de modo algum!".

Único filme brasiliense na mostra competitiva, Malícia, do diretor Jimi Figueiredo, foi o último longa da noite. Com Viviane Pasmanter e João Baldasserini, o longa foi apresentado pelo diretor. "Esse festival representa muito para mim, isso aqui é um foco da resistência cultural. Fico muito feliz de essa resistência continuar hoje", disse Jimi Figueiredo.

A atriz Viviane Pasmanter falou sobre o processo de produção do longa e da alegria de estar em Brasília. "Aprendi muito com esse filme e foi muito inspirador trabalhar com essa equipe", disse a atriz. O 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro ocorre até o dia 28 de setembro, no Cine Brasília.

 

Confira o vídeo:




Acompanhe o Viver no Facebook:


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL