Diario de Pernambuco
Busca
Música X Factor Brasil: primeiro episódio mostra surpresas e deixa dúvida sobre dupla duo pop Grande parte dos candidatos escolheram músicas internacionais e encararam pela primeira vez os jurados Alinne Rosa, Di Ferrero, Paulo Miklos e Rick Bonadio

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/08/2016 00:48 Atualizado em: 30/08/2016 01:29

Miklos, Ferrero, Rosa e Bonadio iniciaram a seleção dos candidatos a vencedor do X Factor Brasil com críticas e elogios. Foto: Facebook/Reprodução
Miklos, Ferrero, Rosa e Bonadio iniciaram a seleção dos candidatos a vencedor do X Factor Brasil com críticas e elogios. Foto: Facebook/Reprodução


Um dos reality shows musicais de maior audiência em todo o mundo, responsável por revelar talentos como Fifth Harmony, One Direction, Leona Lewis, Cher Lloyd e Little Mix, chegou ao Brasil. A primeira edição do X Factor Brasil começou a ser exibida na noite desta segunda-feira (29), na Band, e a promessa da emissora, que investiu alto na atração de olho nos índices de audiência, é de muita emoção ao longo do programa.

Após um peneirão realizado entre mais de 30 mil inscritos em todo o Brasil, alvo, inclusive, de muitas críticas dos participantes na etapa de audição, relacionadas à organização do programa, chegou o momento de os selecionados encararem os jurados, os cantores Alinne Rosa (ex-Cheiro de Amor) e Di Ferrero (vocalista do NX Zero), o compositor, cantor e ator Paulo Miklos (ex-Titãs) e o empresário, arranjador, compositor e produtor musical Rick Bonadio, que já produziu álbuns premiados de vários artistas brasileiros.

O primeiro episódio do talent show começou mostrando alguns depoimentos de candidatos dos quatro cantos do Brasil, revelando o desejo de se tornar uma celebridade da música e vencer a competição. Depois, foi a vez de os jurados, cada um devidamente apresentado, com direito a tapete vermelho na chegada aos estúdios, comentarem o que esperam do programa.

A etapa inicial exibida foi a de audições, onde os candidatos precisaram mostrar a que vieram para ganhar a simpatia e preferência dos jurados. A preferência pelas músicas, como se imaginava, foi por interpretações em inglês. Sobraram críticas, mas também elogios.

O primeiro a abrir a fase foi o mineiro Luan Lacerda, 24, que escolheu a música Trem das onze, do grupo paulista Demônios da Garoa. De cara, o candidato arrancou lágrimas de Alinne Rosa e Di Ferrero. Paulo Miklos deixou a cadeira e abraçou Luan, seguido pelos demais jurados. Todos os jurados aprovaram o mineiro, que passou para a segunda etapa. Depois foi a paulista Victória Kühl, a V. Killer, 20, também ser aprovada, ao cantar uma música de Christina Aguilera.

Alessandro Maia escolheu música de Cristiano Araújo e foi aprovado para a próxima fase. Foto: Kelly Fuzaro/X Factor/Reprodução
Alessandro Maia escolheu música de Cristiano Araújo e foi aprovado para a próxima fase. Foto: Kelly Fuzaro/X Factor/Reprodução


Na sequência, o programa mostrou três eliminações seguidas, onde os jurados não pouparam críticas aos candidatos. "Você não acha que esse tom estava alto para você?", disse Bonadio para uma candidata. "Parecia que você estava cantando no metrô olhando para cima", afirmou Alinne Rosa para outra. Nem mesmo tentativas à capela foram suficientes para salvar alguns candidatos.

O primeiro grupo a se apresentar aos jurados foi o Slow, formado por adolescentes, que cantou o sucesso I want it that way, dos Backstreet Boys. "Vocês estão todos desafinados, não é apenas um, são todos. Eu tinha uma expectativa sobre vocês, mas não gostei. Meu voto é não", disse Bonadio. Cantando à capela, porém, o quarteto se salvou pelos outros três jurados.

A baiana Carol Sampaio, 19, natural de Salvador, foi quem mais chamou atenção dos jurados ao interpretar uma canção da pianista Nina Simone, I put a spell on you. Mesclando diferentes timbres e tons musicais, ela escolheu uma música muito difícil, como destacaram os jurados. Bonadio destacou que ela foi bem para quem se apresentou para um grande público pela primeira vez. Todos a aprovaram.

O cantor Cazuza também foi lembrado pelos candidatos. A carioca com sotaque baiano Jéssica Passos escolheu Eu preciso dizer que te amo para tentar uma vaga. Mas a apresentação, na avaliação dos jurados, foi cômica. "Que brisa é essa, mana? Você entrou no seu mundo e esqueceu da gente", disse Alinne Rosa. "Você não tem a ver com a música, e sim com a tua simpatia. Você nem sabe por que está aqui, nem a gente", alfinetou Miklos. "Dois nãos, um pra você e outro para o universo paralelo em que você vive", disparou Alinne. Jéssica foi eliminada. "Se ela cantasse seria incrível", completou Miklos.

Tamires Alves recebeu elogios dos jurados pela voz característica de cantores da black music. Foto: Kelly Fuzaro/X Factor/Reprodução
Tamires Alves recebeu elogios dos jurados pela voz característica de cantores da black music. Foto: Kelly Fuzaro/X Factor/Reprodução


Tamires Alves, 26, natural de São Paulo, tentou ser a quinta aprovada para a próxima fase do programa, interpretando a canção Listen, de Beyoncé, e chamou atenção pela voz, a exemplo de Carol Sampaio. Ela foi aplaudida de pé pelos quatro jurados. "Deus te deu um dom que é uma coisa linda de ver", afirmou Bonadio. "Para seu mentor, eu voto em mim. É sim", disse Miklos. Tamires conseguiu, foi aprovada por unanimidade e seguiu na disputa.

Gospel e sertanejo
O grupo paulista Melody vocal, com uma proposta de música gospel, foi o segundo a tentar aprovação no X Factor Brasil. Formado por oito pessoas, um regente e sete cantores, todos com experiência em corais de igrejas, começou a interpretação sem chamar atenção dos jurados. Da metade para o fim, Rick Bonadio chegou a esboçar uma aprovação. Alinne Rosa disse que não sentiu firmeza nas notas musicais. "Faltou o fator x hoje", pontuou Miklos. Dessa vez, ao contrário do Slow, o grupo foi eliminado.
 
O primeiro representante da música sertaneja a tentar a classificação para a próxima fase do X Factor Brasil foi o paranaense Alessandro Maia, 17, que cantou uma música do falecido cantor Cristiano Araújo, Cê que sabe. "Você defendeu bem seu estilo, com afinação", disse Alinne Rosa. Bonadio, o mais entusiasmado, foi direto: "Você nasceu para cantar. Meu voto é sim", afirmou. Alessandro recebeu a aprovação dos quatro jurados e segue na disputa.

Assista à exibição de Alessandro Maia:



Lírico, pop duo e indefinição
O paulista Abel Fonseca, 33, tentou a aprovação cantando uma música clássica do compositor e arranjador italiano Ennio Morricone. Mesmo chamando a atenção dos jurados pela voz aguda, a escolha da música não foi suficiente para ele seguir em frente e Abel foi eliminado. Depois, foi a vez de uma dupla formada por duas adolescentes, May e Luiza, chamada Sweet Dreamers. Elas escolheram a música Drag me down, dos britânicos do One Direction, relevados no X Factor inglês. A apresentação, com um arranjo diferente do original, pausas e bases eletrônicas, não agradou e impôs o primeiro dilema do programa.

"A atitude é muito legal, mas está faltando algo", pontuou Rick Bonadio. "Vocês já pensaram em dividir a dupla? Eu sinto que vocês não se batem", disse Alinne Rosa. "Faltou esse detalhe maior, que é cantar direito", disparou Di Ferrero. Após conversar com os companheiros de bancada, Rick Bonadio propôs que a dupla se desfizesse no programa, alegando que os tons de vozes não combinavam e dando a entender que salvaria uma das meninas. A definição, no entanto, ficou para o segundo episódio, na próxima quarta-feira (31).

Assista à exibição de Tamires Alves:



Prêmio e sucesso
Para vencer a disputa, os candidatos se apresentam em um teatro com capacidade para mil espectadores, tentando mostrar identidade, presença de palco e determinação, o "fator x", como os jurados repetiram sucessivas vezes nas entrevistas sobre o programa e durante o primeiro episódio. O vencedor do reality show X Factor Brasil ganhará como prêmio um contrato profissional assinado com a Sony Music para a gravação de um álbum.

A atração é apresentada pela atriz Fernanda Paes Leme e, nos bastidores, o humorista Maurício Meirelles se encarrega de revelar curiosidades e entrevistar jurados e participantes, no Pré Factor. Sucesso em mais de 170 países, o X Factor Brasil terá, ao todo, 26 episódios divididos em 13 semanas de exibição. O programa será exibido sempre às segundas e quartas-feiras, às 22h30.

Quem perder as disputas nestes dias, terá a chance de conferir as performances às terças e quintas-feiras, às 20h30, através do canal fechado TNT, somente para assinantes. Haverá ainda um reprise às quartas e sextas-feiras, às 13h30. Aos domingos, o TNT exibirá os melhores momentos às 14h. No Brasil, a atração é uma coprodução da Band, TNT e FremantleMedia.

 



Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL