Cinema Site disponibiliza de graça filmes latino-americanos Retina Latina exige apenas um acesso para os usuários

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 17/08/2016 20:07 Atualizado em:

"O segredo dos seus olhos" é um dos filmes disponíveis no catálogo. Foto: Europa Filmes/Divulgação
"O segredo dos seus olhos" é um dos filmes disponíveis no catálogo. Foto: Europa Filmes/Divulgação


Mesmo com proximidade geográfica e realidades sociais parecidas, o Brasil costuma estar, de alguma maneira, isolado das produções audiovisuais latino-americanas: são poucas as produções de países vizinhos a chegarem nas TVs ou salas de cinema. As facilidades do streaming, no entanto, podem ajudar a diminuir esse abismo, como é o caso do site Retina Latina, que disponibiliza, gratuitamente, longas e curtas produzidos na Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, México e Uruguai.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

O serviço exige apenas um cadastro para acesso. Feito o registro, é possível conferir mais de 70 títulos, catálogo que pode crescer, já que Cuba, Chile e Argentina cogitam aderir à plataforma, viabilizada por investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de órgãos de cinema dos países inscritos no projeto.

No Retina Latina é possível encontrar produções como La sirga (2012), bom representante da produção recente da Colômbia, que aborda a questão da violência no interior do país, e El círculo (2008), documentário uruguaio sobre o médico Henry Engler, que além de ter feito descobertas sobre o Alzheimer foi militante do grupo guerrilheiro marxista-leninista Tupamaro.

Outro espaço no qual se pode encontrar algumas produções de outros países latinos é a Netflix, que traz filmes como os argentinos O segredo dos seus olhos e Um conto chinês, o peruano Contracorrente e a novela colombiana Pablo Escobar.

O Brasil não conta, por ora, com plataforma semelhante para divulgação de material nacional. Uma boa opção é o site Porta Curtas, com acervo de mais de 1,2 mil curtas-metragens que podem ser assistidos de graça pela internet.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL