Diario de Pernambuco
Busca
TV Casos frustrados de amor na internet inspiram série de televisão Programa é comandado pelos atores Ciro Sales e Ricardo Gadelha

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 30/08/2016 21:04 Atualizado em: 01/09/2016 16:17

Dupla vai em busca de histórias reais. Foto: MTV/Divulgacao
Dupla vai em busca de histórias reais. Foto: MTV/Divulgacao

Muita gente já se apaixonou por alguém pela internet antes mesmo de conhecer pessoalmente. E um número considerável também se decepcionou. Essa é a premissa básica de Catfish, série que conta histórias de quem embarcou em relacionamentos virtuais e foi enganado por perfis falsos. O programa, exibido há cinco anos nos Estados Unidos, ganhou versão nacional, que vai ao ar a partir desta quarta-feira, às 22h, na MTV.

Assim como a atração original, Catfish Brasil vai apresentar histórias de pessoas que começaram relacionamentos sem ser pelo contato físico e acabaram enganados de diversas maneiras. Há casos de pessoas que usaram fotos de terceiros para mentir sobre a aparência, homens que se passaram por mulheres, gente comprometida que alegava ser solteira etc.

O Catfish Brasil é comandado por dois atores, Ciro Sales e Ricardo Gadelha. A produção apurou casos em todo o país e o programa de estreia acompanha uma garota de Brasília que passou um ano inteiro se relacionando pela internet sem conhecer o parceiro. O nome da série vem da expressão inglesa catfish, usada para denominar pessoas que enganam outras a partir de perfis e informações falsas na internet, sobretudo em redes sociais. "Quanto mais nos conectamos virtualmente, menos nos conectamos na vida real com as pessoas", diz o apresentador Nev Schulman.

O programa com narrativas reais foi concebido como documentário, lançado em 2010 e idealizado pelo fotógrafo Nev Schulman, que passou por situação parecida. Ele iniciou um relacionamento pela internet com uma garota com quem trocou fotos e áudios de celular e, quando foi conhecê-la pessoalmente, era alguém completamente diferente do perfil. O projeto foi desenvolvido ao lado do cinegrafista Max Joseph, que divide com ele o programa exibido na MTV norte-americana.  



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL