Diario de Pernambuco
Busca
TV Primeira protagonista negra de Malhação será faxineira e nordestina Personagem gerou polêmica: "Por que esse estereótipo preto e pobre não acaba?", questionou um internauta

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/08/2016 20:59 Atualizado em: 04/08/2016 23:28

Joana será interpretada pela mineira Aline Dias. Foto: Caiuá Franco/Globo
Joana será interpretada pela mineira Aline Dias. Foto: Caiuá Franco/Globo


Atualizada para inserir nota oficial enviada pela Globo

Após 21 anos no ar, a novela global Malhação: Seu lugar no mundo finalmente terá a primeira protagonista negra, interpretada pela mineira Aline Dias, a partir do dia 22 de agosto. O enredo da personagem, entretanto, gerou críticas entre os internautas, antes mesmo da estreia. Joana é uma cearense de 19 anos que, após uma briga familiar, sai da casa onde morava com o padrasto e a avó e se muda para o Rio de Janeiro.

No Ceará, ela é amiga de Sula (a pernambucana Malu Falangola). Na capital carioca, ela vai primeiramente à casa de Tânia (Deborah Secco), a melhor amiga da mãe dela. Joana nunca conheceu o pai biológico, quem passa a procurar na Cidade Maravilhosa, e consegue emprego como faxineira da academia Forma, de Ricardo (Marcos Pasquim). Ela se apaixonará por Gabriel, vivido pelo ator Felipe Roque. O rapaz forma, junto com Giovane (Ricardo Vianna), uma promissora dupla de vôlei de praia.

Após elogios devido a escolha de uma atriz negra para estrelar a trama, a Globo recebeu críticas devido aos detalhes da nova temporada. "Faxineira que se apaixona pelo dono da casa, lindo, branco e marrento! Por que esse estereótipo preto e pobre não acaba?", questionou um internauta. "E será faxineira que provavelmente se apaixonará pelo branquinho riquinho. Ela sofrerá preconceito das branquinhas por ser empregada doméstica e vão fazer da vida dela um inferno, no fim ela ficará com o branquinho riquinho e conseguirá vencer na vida! Típico", reforça outro.

Através de nota oficial, a Rede Globo esclareceu que a escolha da atriz mineira não foi pautada pelo fato de ser negra. "Na sinopse de Malhação: Pro dia nascer feliz, nunca houve indicação de que a personagem fosse negra. Foram feitos testes com jovens de diversos tipos físicos e Aline Dias foi a escolhida por ter tido o melhor desempenho. A história de Joana é uma trama clássica da dramaturgia, vivida por diferentes atores e atrizes ao longo dos anos", diz a nota enviada ao Viver, na íntegra.

O diretor Leonardo Nogueira já havia dito, em entrevista ao jornal O Globo, do  mesmo grupo da emissora, que Aline Dias não foi escalada por ser negra. "Ela não foi escolhida por isso. E, sim, por ter a ver com a personagem. Não poderia ser uma atriz que passa fragilidade, sabe? A Joana tem uma força muito grande, larga tudo e vai atrás da vida. E, quando a gente olha para a Aline, acredita nessa pessoa", contou ele.

Ao jornal, Aline revelou ter sido vítima de bullying na época da escola, por ser uma das poucas alunas negras. "Muitas vezes chegava em casa me sentindo inferior. Não gostava do meu cabelo cacheado. Mas minha família sempre conversou muito comigo e consegui entender que a gente é bonito do jeito que é. Se a gente não se aceitar, quem é que vai?", questionou.

Para a protagonista, estrelar a novela é um reforço à representatividade e uma forma de combater o racismo ainda gritante no país. "Acho que isso mostra o quanto a gente está evoluindo. Fico feliz de ver que a presença de atores negros em tramas está cada vez mais constante, como acontece em Mister Brau, por exemplo. Vai ser ótimo para conscientizar as pessoas de que ainda existe racismo, ainda existe preconceito e desigualdade social", refletiu, na entrevista a O Globo.

A nova temporada de Malhação começa no dia 22 de agosto, depois de hiato provocado pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, que começaram nesta quarta-feira. Escrita por escrita por Emanuel Jacobina e com direção-geral de Leonardo Nogueira, a nova fase tem o desafio de repetir os bons índices de audiência da temporada encerrada nesta terça-feira. Com 25,8 pontos de média, o capítulo final foi o melhor desde 2011.

Acompanhe o Viver no Facebook:


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL