Programação Pernambucanos participam da Bienal do Livro em São Paulo Produção local será apresentada no espaço Pernambuco Continente Imaginário

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/08/2016 12:45 Atualizado em: 26/08/2016 12:35

 24ª edição começa nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 4 de setembro, no Pavilhão do Anhembi. Foto: Fellipe Torres/DP/Leo Aversa/Alex Ribeiro
24ª edição começa nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 4 de setembro, no Pavilhão do Anhembi. Foto: Fellipe Torres/DP/Leo Aversa/Alex Ribeiro

Pernambuco vai marcar presença na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, feira literária que começa nesta sexta-feira (26). O espaço Pernambuco continente imaginário terá a participação de escritores como Andrea Nunes, Valdir Oliveira, Carla Denise, Maria Alice Amorim, Abel Menezes, Carlos Melo, Manoel Constantino e Christiano Aguiar.

Na programação, os cineastas Paulo Caldas, Lírio Ferreira e Hilton Lacerda participam de bate-papo sobre a produção cinematográfica do estado, com o tema O Perfume do Baile: 20 anos. Já o escritor Sidney Nicéas vai lançar o novo livro Noite em Clara, e ministra a palestra Escrita e Mercado em pernambuco, Brasil e América Latina. A escritora Clarice Freire, também estará no evento. Ela lançou a segunda obra Pó de lua nas noites em claro, e vai autografar o livro, no domingo (28), às 15h, no estande da Intríseca. Ainda passam por lá Marcelino Freire, Ronaldo Correia de Brito, Samarone Lima, Newton Moreno, Adrienne Mirtys e Carla Denise.

A 24ª edição começa nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 4 de setembro, no Pavilhão do Anhembi. Ao todo serão 280 expositores, com representação das maiores editoras do país, além de autores e uma vasta programação cultural.

Participarão de palestras e conversas com o público autores de sucessos de vendas nacionais e estrangeiros. Entre os nomes que estarão no evento estão o historiador Leandro Karnal, o filósofo Mário Sérgio Cortella e o cartunista Mauricio de Sousa. Também terão destaque nomes que fazem sucesso no mundo virtual e agora se aventuram como escritores, como Kéfera, Jout Jout e Lucas Rangel.

O cordel e o repente terão um espaço próprio, idealizado pela Câmara Cearense do Livro. O processo de fazer cordel e a xilogravura serão debatidos por artistas que trabalham com essa linguagens. A poesia popular como tema de outras formas de expressão será discutida por Bráulio Tavares, Marco Haurélio, e Assis Ângelo. A programação conta ainda com shows e contações de histórias. Entre os participantes está Paulo Araújo, autor da canção I-margem.

Misturando o rap com embolada, estão previstos duelos de MCs nos Cordelíricos, com apresentação de Lirinha, do grupo Cordel do Fogo Encantando, e Gaspar, poeta e integrante do grupo Z'África Brasil. O ator e compositor Cristiano Gouveia fará um espetáculo com histórias inspiradas na obra de grandes sambistas brasileiros.

Em homenagem ao escritor Ignácio de Loyola Brandão, que completou 80 anos em 2016, foi criado um espaço que leva o nome do autor. Ali serão conduzidas discussões sobre o setor editorial e temas como direitos autorais, políticas públicas e as vendas no ramo.

Para o público infantil, haverá uma série de atividades no Espaço Mauricio de Sousa. As crianças poderão se divertir em  brinquedos, parede de escalada, teatro de fantoches e ilustrações para colorir. Os visitantes poderão ainda personalizar um livro e se tornar um personagem de uma história da Turma da Mônica.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL