Apoteótico Filme pernambucano Brasil S/A critica lógica industrial de desenvolvimento Longa-metragem dirigido por Marcelo Pedroso está em cartaz nos cinemas

Por: Júlio Cavani - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/08/2016 08:55 Atualizado em: 10/08/2016 19:05

Em cena do filme, caminhão transporta carros de motoristas que querem evitar o trânsito (Ivo Lopes Araújo/ Divulgação)
Em cena do filme, caminhão transporta carros de motoristas que querem evitar o trânsito
 
Um tom épico e apoteótico é adotado pelo cineasta Marcelo Pedroso na condução das imagens de Brasil S/A, que está em cartaz nos cinemas. De forma irônica, sem diálogos, o filme pernambucano critica o triunfalismo econômico que se baseia em lógicas desenvolvimentistas industriais sustentadas por uma sociedade guiada por um consumismo alienante.

Clique aqui para ver os horários dos filmes em cartaz

O longa-metragem é uma sequência de coreografias protagonizadas por tratores, navios, caminhões e personagens humanos, como um pescador engolido por empreendimentos portuários e um cortador de cana transformado em astronauta. Há ainda questionamentos sobre a incorporação de modelos de vida estrangeiros sobre o cotidiano dos brasileiros, que aproximam-se de um fanatismo religioso cego quando cultuam os últimos lançamentos do mercado.

As sequências, que chegam a lembrar cartuns elaborados com imagens reais, também mostram como isso tudo é nocivo para uma convivência social urbana harmoniosa. Filmado em 2014, o filme foi profético ao antecipar-se a problemas que se confirmariam nos anos seguintes, como a fragilidade do polo industrial de Suape, por exemplo, onde foram rodadas algumas cenas.

O formato narrativo não é linear e nem cinematograficamente convencional, mas os espectadores não necessariamente terão dificuldades para absorver as informações, até porque a liguagem audiovisual adotada é bastante baseada na publicidade, principalmente nas propagandas megalomaníacas das grandes estatais e instituições financeiras.

Veja o trailer do filme:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL