Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Festival de Gramado começa nesta sexta com homenagem ao Cine PE na mesma noite de Aquarius Atriz Sonia Braga será homenageada na noite de abertura antes da exibição do filme pernambucano. Mostra competitiva deste ano é formada por longas-metragens inéditos. Dois curtas de Pernambuco estão na competição

Por: Júlio Cavani - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/08/2016 15:57 Atualizado em: 25/08/2016 16:08

Andréia Horta interpreta Elis Regina em cinebiografia que concorre ao kikito (Paris Filmes/ Divulgação)
Andréia Horta interpreta Elis Regina em cinebiografia que concorre ao kikito
 
Começa nesta sexta-feira mais uma edição do Festival de Cinema de Gramado, o mais famoso do Brasil. Pernambuco participa com dois curtas-metragens que concorrem ao troféu Kikito e também com o longa-metragem Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, exibido fora de competição na abertura logo após a homenagem à atriz Sonia Braga pelo conjunto da obra. Na mesma noite, o festival Cine PE também será homenageado por seus 20 anos. Não há favoritos na mostra competitiva de longas deste ano, já que todos os filmes são inéditos no Brasil.

Os curtas pernambucanos que participam são a animação O ex-mágico, de Olímpio Costa e Maurício Nunes (também selecionados para o festival Anima Mundi), e o documentário Black out, que tem direção coletiva de Adalmir da Silva, Felipe Peres Calheiros, Francisco Mendes, Jocicleide Valdeci de Oliveira, Jocilene Valdeci de Oliveira, Martinho Mendes, Paulo Sano e Sérgio Santos.


Depois de pré-estreias no Recife e em Niterói, Aquarius será exibido pela primeira vez em um festival brasileiro. Será um momento importante para o lançamento nacional do filme, já que a imprensa costuma comparecer em peso em Gramado. Mais de 20 críticos de cinema de diferentes publicações já confirmaram presença e participarão de uma entrevista coletiva sobre o filme no sábado de manhã. Depois da ótima repercussão em Cannes (maio), este tem tudo para ser o momento de maior projeção do longa-metragem na mídia.

Dos longas em competição, um dos mais aguardados é Elis, cinebiografia da cantora Elis Regina, interpretada pela atriz Andréia Horta, sob direção do estreante Hugo Prata, com Gustavo Machado no papel de Ronaldo Bôscoli, Caco Ciocler como César Camargo Mariano e Lúcio Mauro Filho como Miele. Duas comédias com forte apelo comercial também estão na programação: O roubo da taça, co-produção da Netflix, tem Taís Araújo e Mr Catra no elenco e foi premiada no festival SXSW nos EUA; Tamo junto é o novo filme de Matheus Souza, que também atua e contracena com Sophie Charlotte.

Há ainda uma forte expectativa em torno do suspense O silêncio do céu, de Marco Dutra, que foi ao Festival de Cannes com Trabalhar cansa (2011) e dirigiu Sandy e Antônio Fagundes em Quando eu era vivo (2014). Carolina Dieckman interpreta a protagonista. O consagrado cineasta Domingos Oliveira também participa com Barata Ribeiro, 716, com Caio Blat e Sophie Charlotte.

Além de Sonia Braga, os outros homenageados do festival são o ator Tony Ramos, o cineasta José Mojica Marins (Zé do Caixão) e a atriz argentina Cecilia Roth (do filme Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar).

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL