Diario de Pernambuco
Busca
Televisão Estreias de Fábio Porchat na Record e Adnet na Globo esquentam disputa pelo horário noturno na TV Estrela do Porta dos Fundos entrevista Wesley Safadão e Sasha no primeiro programa

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/08/2016 14:20 Atualizado em: 24/08/2016 20:15

Adnet e Porchat renovam o horário noturno. Foto: Montagem/DP
Adnet e Porchat renovam o horário noturno. Foto: Montagem/DP
O fogo amigo entre dois dos comediantes mais talentosos desta geração tem criado uma enorme expectativa no público e na crítica. Marcelo Adnet e Fábio Porchat estrearão, finalmente, os seus talk shows: Adnight, na Globo, e Programa do Porchat, na Record. Ambos, aliás, seguem tendência dos late shows, que voltaram a ganhar força a partir dos Estados Unidos, com nomes que incluem os Jimmy Fallon e Kimmel.

A estreia das atrações ocorre em meio a um cenário de mudança de personagens à frente do horário noturno dos programas de entrevistas e variedades - sobretudo em virtude da aposentadoria anunciada do apresentador Jô Soares, ícone do formato no Brasil. O encerramento da carreira do entrevistador mais famoso da tevê brasileira foi capitalizado como bênção no "programa zero" de Marcelo Adnet, exibido na semana passada: "Pensei que seu programa era diário", brincou o veterano ao consolar o ansioso humorista.

Porchat também recebeu afagos de Jô Soares. No programa exibido nesta terça-feira, ele parabenizou e fez votos de felicidade para o agora concorrente. O profissional da Globo havia ligado para o colega e desejado sucesso na nova empreitada. Os cumprimentos sucederam um texto no qual a nova aquisição da Record tece loas ao ídolo: "Como imprimir ritmo, segurança, leveza e seriedade ao mesmo tempo? E como fazer tudo isso sem 'copiar' o Jô? Já fiz testes e ensaios e a vontade de fazer 'uou!' assim que a banda para de tocar é imensa. O Jô está totalmente na minha veia. Ainda bem", dizia o trecho de um artigo publicado em uma revista. Em 2002, Porchat foi apresentado ao mundo no Programa do Jô.

A Globo anunciou, nesta semana, a substituição de Jô por Pedro Bial, há pelo menos uma década e meia comandante do Big Brother Brasil (BBB). A condução do reality show será desempenhada pelo jornalista Tiago Leifert - ele deixará o É de casa, exibido aos sábados.

Na primeira manifestação de Bial após a divulgação, ele buscou evitar futuras comparações entre os entrevistadores. "Não consigo ver o novo programa como uma substituição, até porque a história do Jô na TV não permite comparação ou substituição. Penso numa sucessão, de pai para filho. E, no BBB, a sucessão será de big brother para um irmão mais novo. Estou duplamente comovido e mobilizado: pelo que construí e pelo que me aguarda", disse ao Gshow. Ele já apresenta o Na moral, programa de debate sobre temas polêmicos.

No caso da atração de Marcelo Adnet, a dinâmica será menos voltada para entrevistas e mais para uma interação quase cênica, na linha do que é feito no ótimo Bipolar show (GNT), de Michel Melamed. Serão jogos, performances e bate-papos despretensiosos. O apresentador conquistou respeito no público e na crítica ao temperar o humorístico Tá no ar: A TV na TV com críticas recorrentemente feitas à sisudez do padrão Globo. Desde então, ganhou aura de liberdade nas produções, sempre no limite entre o assunto permitido e o tema delicado para a emissora.

Fábio Porchat apostará mais na linha tradicional dos talk shows. A introdução deve apresentar uma de suas especialidades, o stand up comedy com observações de assuntos do dia. Outra diferença importante entre os dois programas é a periodicidade. O programa ainda tem indefinições quanto ao elenco. Havia duas possibilidade de humoristas mulheres para entrarem no grupo, mas nenhuma delas foi escolhida até então. Porchat enalteceu a liberdade para que usasse o elenco da casa.

"Vou espremer a Record até o último figurante de Os dez mandamentos", disse o humorista. O primeiro programa terá entrevista com Wesley Safadão e Sasha, filha de Xuxa. A audiência da faixa noturna também é disputada pelo comediante Danilo Gentili, com o The noite (SBT). Enquanto Adnight vai ao ar somente na quinta-feira, Programa do Porchat será de segunda a sexta-feira.

SERVIÇO

Adnight
Programa com apresentação de Marcelo Adnet. A partir desta quinta-feira, após o Jornal da Globo.

Programa do Porchat
Talk show comandado por Fábio Porchat. De segunda a
sexta-feira, a partir desta quarta-feira, após o Programa do Gugu.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL