Cultura As músicas pernambucanas tocadas no encerramento da Olimpíada Cerimônia contou com a presença de Lenine, da Orchestra Santa Massa e maestro Spok e outros músicos do estado

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/08/2016 11:02 Atualizado em: 22/08/2016 12:22

Lenine e Orchestra Santa Massa embalaram cerimônia de encerramento da Olimpíada Rio 2016. Foto: Reprodução/Twitter
Lenine e Orchestra Santa Massa embalaram cerimônia de encerramento da Olimpíada Rio 2016. Foto: Reprodução/Twitter

Pernambuco brilhou no encerramento da Olimpíada Rio 2016 na noite deste domingo (21), no estádio do Maracanã. A Orchestra Santa Massa, composta por Hélder Aragão (DJ Dolores), Maciel Salú (voz e rabeca), Isaar (voz), Fábio Trummer (voz e guitarra) e Jam da Silva (percussão), embalou a entrada das delegações no estádio. Como convidados, estavam o maestro Spok (voz e sax), André Julião (sanfona) e Yuri Queiroga e o DJ Mika Mutti.

"Foi incrível. Um dos momentos mais emocionantes das nossas vidas. Fazer esse repertório também foi especial, tocar composições próprias e alguns clássicos para milhões de pessoas no mundo todo", comemorou o maestro Spok, que retorna para o Recife na manhã desta segunda-feira (22).

A apresentação dos músicos foi acompanhada por um grupo de passistas de várias escolas do estado, que dançaram ao som de Vassourinhas (Mathias da Rocha e Joana Batista Ramos), frevo clássico do carnaval pernambucano. O repertório da Orchestra incluiu composições autorais da Santa Massa, de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Jacinto Silva e ainda a inédita Maracatú olímpico, de Maciel Salú, composta especialmente para o espetáculo.

O encerramento também teve a presença de Lenine, cantando Jack soul brasileiro - uma versão em homenagem aos voluntários da Olimpíada -  e a execução original de Asa branca, de Luiz Gonzaga, com performance de voluntários vestidos de bonecos de barro do Mestre Vitalino.

"Pernambuco falou para o mundo: ah, é Santa Massa! Dj Dolores! Maestro Spok! Salve Jacinto Silva, Luiz Gonzaga e Mestre Vitalino! A #CerimôniadeEncerramento mostrou o nosso DNA, com um bocado de ousadia e refinamento. Valeu Alê Siqueira, parabéns por essa linda festa. E, claro, os amigos Grupo Corpo, Martinho da Vila, Barbatuques, Roberta Sá, Mariene de Castro, Ganhadeiras de Itapuã e equipe #‎Rio2016!", agradeceu Lenine nas redes sociais.

O espetáculo foi dirigido por Rosa Magalhães, Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Daniela Thomas e abrangeu o espectro de representação da cultura brasileira. A performance terminou em grande celebração, ao som de samba e em clima de carnaval.

Confira o repertório da Orchestra Santa Massa:

1. A Ordem é samba - Jackson do Pandeiro e Severino Ramos
2. Chiclete com banana - Gordurinha e Almira Castilho
3. Invocação #2 - Dj Dolores, Spok e Yuri QUeiroga
4. Sebastiana - Rosi Cavalcanti
5. Rabeca Dedilhada - Maciel Salu e Jam da Silva
6. O Canto da Ema - Almira Castilho
7.A vida estava tão boa - Cícero Gomes
8. Papagaio do Futuro - Alceu Valença
9. Narradores de Javé - Dj Dolores
10. Canto do Sapo - Altamiro Baptista e Carlos Marques
11. Deixa a tanga voar - Gonzagão e João Silva
12. Coco do M - Jacinto Silva e Zé do Brejo
13. Coco Sincopado - Jacinto Silva
14.Maracatú Olímpico - Maciel Salú
15. Caranguejo -  Mikael Mutti

Assista:



Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL