Diario de Pernambuco
Busca
Imagens Recife receberá exposição fotográfica de Sebastião Salgado A mostra entrará em cartaz na Caixa Cultural, no Marco Zero, onde serão reunidas cerca de 60 imagens

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/07/2016 21:00 Atualizado em: 25/07/2016 20:52

Para chegar ao resultado de Êxodos, Sebastião Salgado viajou durante seis anos. Foto: Sebastião Salgado/divulgação
Para chegar ao resultado de Êxodos, Sebastião Salgado viajou durante seis anos. Foto: Sebastião Salgado/divulgação

Pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade são retratadas na exposição Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado, que chegará ao recife no dia 1º de setembro. A mostra entrará em cartaz na Caixa Cultural, no Marco Zero, onde serão reunidas cerca de 60 imagens.  

As fotografias são divididas em cinco temas centrais: África, Luta pela Terra, Refugiados e Migrados, Megacidades e Retratos de Crianças. A coleção foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG).

"Em geral (essas pessoas) se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, compelidas por forças que não tem como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras", assinala o material de divulgação da exposição fotográfica.

Sebastião Salgado é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial, pelo teor social em seu trabalho. Para chegar ao resultado de Êxodos, ele viajou durante seis anos, por 40 países, para mostrar a humanidade em trânsito, provocando reflexão sobre questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL