Diario de Pernambuco
Busca
Recife Rádio Frei Caneca entra no ar em fase de testes depois de 56 anos Por enquanto, a programação é exclusiva com músicas e algumas vinhetas

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/07/2016 19:30 Atualizado em: 01/07/2016 19:51

A fase de testes pode durar de uma semana a 15 dias. Foto: Reprodução/YouTube
A fase de testes pode durar de uma semana a 15 dias. Foto: Reprodução/YouTube


A Frei Caneca FM, antiga demanda da classe artística pernambucana, começa a experimentar os primeiros sinais nas ondas do rádio. Apesar de ainda estar em fase de testes, o público recifense já consegue sintonizar a programação experimental da emissora pública na frequência 101,5 (FM).

Por enquanto, a grade é preenchida apenas com músicas e algumas vinhetas. É possível ouvir uma seleção de faixas brasileiras, a exemplo de Aprendendo a jogar, de Elis Regina e Free world, da banda pernambucana Mundo Livre S/A, e de artistas internacionais.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife, a fase de testes pode durar de uma semana a 15 dias. O período, diz a gestão, é necessário para fazer os ajustes técnicos e identificar qual o alcance da antena no entorno da cidade. O equipamento foi instalado no alto do prédio do Compaz, no bairro do Alto Santa Terezinha.

O projeto da emissora pública de rádio municipal foi uma iniciativa do ex-vereador Liberato Costa Junior aprovada em 1960. Nos mais de 50 anos de espera, a implantação da emissora passou por diversos impasses. Liberato faleceu em janeiro deste ano, após uma parada cardíaca, sem ver o projeto virar realidade.

A classe artística considera a rádio Frei Caneca um espaço propício para divulgação da música produzida em Pernambuco e na região. A propriedade pública evitaria a o domínio econômico na escolha dos artistas e na divulgação de discos e músicas, prática recorrente em rádios comerciais.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL