Diario de Pernambuco
Busca
Música clássica Oitava edição do Virtuosi em Gravatá começa neste sábado Festival receberá 20 coralistas suíços que se unirão a outros nordestinos para a realização do concerto de Requiem de Mozart

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 16/07/2016 08:00 Atualizado em: 16/07/2016 10:28

8ª edição do Virtuosi de Gravatá terá direção musical do maestro Rafael Garcia. Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação
8ª edição do Virtuosi de Gravatá terá direção musical do maestro Rafael Garcia. Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação


A 8ª edição do Virtuosi em Gravatá começa neste sábado (16) e vai até o dia 24 na Igreja Matriz de Sant’Ana. Pela primeira vez, o festival recebe a Semana Internacional de Coral em convênio com instituições musicais suíças trazendo 20 coralistas do país europeu, além de tenores, barítonos e regentes. O grupo irá se juntar com vocais nordestinos para a realização do concerto de Réquiem de Mozart. 

Além disso, nomes da música clássica como o violoncelista Leonardo Altino e a sua esposa, a violinista Soh-Hyun Park, estarão tocando pela primeira vez na cidade com o Duo Altino, o pianista Ilya ramlav, a cantora Gabriela Pace e muitos outros. A 8ª edição do Virtuosi de Gravatá terá direção musical do maestro Rafael Garcia. 

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades além das que sediam o festival.

"Eu tenho um imenso carinho, admiração e respeito por essa música. O Réquiem de Mozart me fala diretamente aos sentidos e ao coração", revela a soprano Gabriela Pace, que atualmente mora em Copenhague, na Dinamarca, e neste mês está no Brasil para participar de edições do Virtuosi em Gravatá e Garanhuns. Além do Réquiem, a soprano irá realizar duetos de Mendelssohn, Chausson, Villani-Cortes e Wlademar Henrique, além de canções de Schubert, Mahler e Poulenc em um repertório diversificado.

A programação começa às 19h na Igreja Matriz de Sant’Ana, com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a direção do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas a violinista Soh-Hyun Park, o violista Rafael Altino e o violoncelista Leonardo Altino. No domingo (17), às 11h, o Virtuosi reservou um recital de canto com a participação de Niklaus Rüegg, Robert Koller e Nadia Belneeva.

Na segunda-feira (18), o festival recebe o recital Barroco & Romantismo com o pianista Ilya Ramlav. Na terça-feira (19), é a vez do recital Brahms & Rachmaninoff  com a participação do violista Rafael Altino e do pianista Ilya Ramlav. As cantoras soprano brasileiras Gabriella Pace e Adriana Clis se apresentam no dia 20 de julho tendo ao piano Nadia Belneeva. O festival segue trazendo no dia 21 o programa Paganini & Cesar Franck apresentando o Quarteto para viola, violino, cello e violao e o Quinteto para piano e cordas.

Na sexta feira (22), é a vez do Duo Altino apresentar um programa com obras de Kodály, Desenne e Ravel. Às 11h do sábado (23), o violonista Adam Marec realiza seu recital. No mesmo dia à noite, às 19h, haverá a apresentação do Réquiem de Mozart reunindo coralistas, instrumentistas e professores. O Virtuosi Gravatá se encerra no domingo (24), às 11h, com um recital dos jovens cantores e instrumentistas, apresentando o trabalho realizado durante a semana. Outras informações podem ser conferidas no endereço www.virtuosi.com.br


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL