Inverno FIG 2016: Palcos menores abrigam alguns dos melhores shows do Festival de Garanhuns Santanna, o Cantador, encerrou a noite de sexta, que também teve nomes como Erasto Vasconcelos e Rapadura Xique-Chico

Por: Júlio Cavani - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/07/2016 17:52 Atualizado em: 30/07/2016 18:10

Vitor Araújo impressionou pela maneira gestual de tocar piano. Foto: Leo Caldas/ Fundarpe/ Divulgação
Vitor Araújo impressionou pela maneira gestual de tocar piano. Foto: Leo Caldas/ Fundarpe/ Divulgação
 
Na noite de sexta, os palcos menores do Festival de Inverno de Garanhuns abrigaram alguns dos shows mais ricos da programação. O melhor exemplo foi o do cantor cearense Rapadura Xique-Chico, que faz rap com elementos da música nordestina, como o baião, o repente e o xaxado. Ele apresentou-se no Som na Rural, mas nos próximos anos merece voltar à programação como umas das atrações principais, tanto pela maneira como empolga o público quanto pelo conteúdo do seu trabalho, que tem tudo a ver com a cultura da região ao combinar Dominguinhos, Marinês, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro com referências internacionais. O rapper fez uma participação especial no novo DVD do Rappa, gravado na Oficina Cerâmica de Francisco Brennand no ano passado, e abrirá para a banda carioca em outubro no show de lançamento do vídeo (dirigido pelo cineasta pernambucano Lírio Ferreira) no Recife.

Um pouco antes, no Palco Pop, Erasto Vasconcelos fez um bonito show. O público queria mais e pediu bis, mas ele precisou parar de cantar por causa dos horários definidos na grade de programação. O cantor é irmão de Naná Vasconcelos, homenageado do festival este ano, e lembrou a infância dos dois quando cantou uma música construída com um som que a mãe deles fazia com a boca para chamá-los.

No Palco Instrumental, no Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo), o pianista Vitor Araújo impressionou pela maneira ousada e enérgica com a qual toca piano (não só com as teclas, mas também com as cordas internas do instrumento). Ele está prestes a lançar um novo disco, que já foi gravado, e teve músicas incluídas na trilha sonora do filme Que horas ela volta?, de Anna Muylaert.

Na Praça Dominguinhos, onde está o maior palco do festival, a atração principal da sexta era Santanna, o Cantador. O show foi prejudicado pela chuva, mas o cantor confirmou que é bastante querido pelo público, com um repertório baseado principalmente no xote, tocado com simplicidade (sem bateria ou instrumentos elétricos) e marcado pela presença de três sanfonas simultaneamente.

Programação de shows da última noite (este sábado):

Palco Mestre Dominguinhos
21h – Kiara Ribeiro
22h – Siba
23h10 – Fulô de Mandacaru
0h20 – Biquini Cavadão

Palco Pop
18h – Lucas Notaro e Os Corajosos
19h – Ayrton Montarroyos
20h10 – Seu Pereira e Coletivo 401
21h20 – Grupo Bongar (Comemorando 15 anos)

Palco Instrumental
17h – Big Band Jazz Premium
18h – Orquestra Quebra Mar
19h – Grupo Deltas
20h – Guitarras do Nordeste

Palco de Cultura Popular
18h – Afoxé Ara Omim
19h – Homem da Meia Noite (Patrimônio Vivo)

Palco Forró
23h – Xote.com
23h50 – Maria Dapaz
0h50 – Petrúcio Amorim

Veja trecho do show de Vitor Araújo:






MAIS NOTÍCIAS DO CANAL