Diario de Pernambuco
Busca
Humor Prisão aumenta procura pelo boneco do Japonês da PF e casal Temer vai ganhar gigante Além de comemorar o aumento da procura, criador antecipa uma novidade para o carnaval do ano que vem

Por: Pedro Siqueira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/06/2016 11:50 Atualizado em: 09/06/2016 12:28

Situação política do país inspira obras de Leandro Castro. Foto: Facebook/Reprodução
Situação política do país inspira obras de Leandro Castro. Foto: Facebook/Reprodução

Depois da notícia da prisão de Newton Ishii, o "Japonês da Federal", era de se esperar uma queda na popularidade na figura que se tornou um dos símbolos da Operação Lava Jato. Mas, pelo menos para Leandro Castro, da Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda, a prisão foi benéfica. "Recebemos cerca de 200 turistas por dia. Agora, esse número deve aumentar que só. Isso acaba aguçando a curiosidade do povo", conta o artista, que lançou boneco de Ishii no carnaval deste ano.

"As pessoas confundem muito as coisas. A ideia do boneco era homenagear a instituição Polícia Federal. Só que ela tinha que ter um rosto. O que mais está presente no imaginário popular, claro, é o Newton Ishii, mas em momento algum se tratou de homenagem à figura dele", diz Leandro, que afirma que não vai retirar o boneco das ruas. "Imagina, não farei isso. Tenho autorização tanto do próprio Japonês como da superintendência da PF. Se eles me procurarem e disserem que não querem mais ser associados à imagem dele, ficarei feliz em colaborar, mas, por enquanto, o boneco fica", asegura.

Além de comemorar o aumento da procura, Leandro antecipou uma novidade para o carnaval do ano que vem: "Já temos boneca da Dilma, agora estamos com a novidade. Estou finalizando o do Temer, só falta colocar o cabelo. A esposa dele também merece um, né? Quem sabe no ano que vem a gente não tem o casal Temer desfilando em Olinda?", antecipa.

Leandro também é conhecido por confeccionar bonecos inspirados em personalidades da cultura pop, como Mestre Yoda e o cantor britânico David Bowie, falecido em janeiro. A Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda fica na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife.

Newton Ishii, investigado pela Operação Sucuri, foi condenado a quatro anos e dois meses, por estar envolvido no grupo de agentes que facilitavam a entrada de contrabando no país. No carnaval deste ano, o "Japonês da PF" virou máscara. Em 2015, ele havia sido homenageado com uma marchinha. A máscara do rosto de Ishii foi confeccionada em dois modelos, com e sem óculos.

O negócio das máscaras, no entanto, não vai nada bem. Em entrevista ao portal G1, Albert Paris, diretor de uma das fábricas que mais produziram produtos com o rosto de Ishii, lamentou a situação: "Era ele quem prendia as pessoas da Lava-Jato e era esta a motivação para as pessoas comprarem, para elogiar. Neste momento, as vendas não devem aumentar. Vamos ver como o mercado assimila esta notícia".

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL