Diario de Pernambuco
Busca
Política cultural Ocupa MinC PE rebate declarações do ministro da Cultura: 'tentativa risível' Marcelo Calero criticou as manifestações em prol da presidente afastada Dilma Rousseff durante visita ao Recife

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/06/2016 20:03 Atualizado em: 17/06/2016 20:15

Manifestação surgiu após a extinção do Ministério da Cultura, anunciada por Michel Temer. Foto: Facebook/Reprodução
Manifestação surgiu após a extinção do Ministério da Cultura, anunciada por Michel Temer. Foto: Facebook/Reprodução


O movimento Ocupa MinC PE, formado por artistas, produtores culturais e pessoas contrárias ao governo interino de Michel Temer (PMDB) emitiram uma nota contra as declarações do ministro da Cultura, Marcelo Calero, durante a primeira visita oficial dele ao Recife, nesta sexta-feira.

"Ocupação não pode servir como pretexto para fazer festa, ter consumo de bebida alcoólica, circulação de menores e droga", declarou ele, durante visita à sede da Orquestra Cidadã Meninos do Coque. Em breve conversa com a imprensa, ele disse ainda que existe um diálogo democrático e pacífico com o movimento Ocupa MinC.

Procurado pelo Viver, o movimento Ocupa MinC PE mostrou indignação com as afirmações do gestor do Ministério da Cultura, que chegou a ser incorporado ao Ministério da Educação (sob comando do pernambucano Mendonça Filho) e posteriormente restabelecido, após manifestações em todo o Brasil.

"As declarações do suposto Ministro da Cultura do 'governo' golpista e ilegítimo são uma tentativa risível de desautorizar um movimento de re-existência que se dá com cultura, com alegria, com a participação do povo, e que têm sido um polo de luta contra o golpe que a democracia no Brasil está vivendo. O suposto Ministro, a cada declaração que dá, só demonstra a sua visão empobrecida e colonizada do que seja cultura. Pra ele cultura é orquestra filarmônica e balé clássico. Nós entendemos esses como apenas alguns dos elementos de uma vasta gama atividades que conferem dignidade, auto-estima e também oportunidades para uma população desigual e diversa. Um cidadão que usa a palavra 'festa' de forma pejorativa simplesmente não pode ser o Ministro da Cultura no Brasil, e não é", diz a nota, na íntegra.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL