Diario de Pernambuco
Busca
Televisão Minissérie britânica River entra no catálogo da Netflix Com seis episódios, produção surpreende como gênero policial

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/06/2016 20:22 Atualizado em: 10/06/2016 19:33

Atuação de Stellan Skargard tem sido muito elogiada. Foto: BBC/Divulgação
Atuação de Stellan Skargard tem sido muito elogiada. Foto: BBC/Divulgação

Após boa estreia na Inglaterra, a produção britânica River entra no ar hoje, na Netflix. A minissérie da BBC, com seis episódios e estrelada pelo ator sueco Stellan Skarsgard, conta a história do brilhante detetive John River, que luta para desvendar o assassinato de sua colega, a detetive Jackie Stevenson (Nicola Walker). Afastado do caso, o detetive ainda sofre com o fantasma de Jackie, que tem aparecido para ele.

Criada por Abi Morgan (The hour) e dirigida por Richard Laxton, a produção estreou em Londres em 2015, mas só chegou agora no Brasil. A obsessão em solucionar o caso e a forma como conduz as investigações colocam em risco o emprego dele. Ainda no elenco, a atriz Lesley Manville vive a inspetora-chefe Chrissie Read e foi indicada pelo papel na categoria Atriz Coadjuvante do Bafta Awards deste ano.

A série surpreende como drama policial. Um dos diferenciais é por se concentrar no estado mental em declínio do personagem principal. A parceria entre Jackie Stevenson e John River atrai o interesse do público, sobretudo quando há a revelação de que Jackie havia morrido. As conversas - fruto da imaginação de John River - contribuem para a compreensão do público sobre o sentimento de ambos. Ainda entre os personagens, Eddie Marsan vive um assassino que persegue River, enquanto Adeel Akhtar interpreta o detetive Ira King.

A atuação do protagonista Stellan Skarsgard foi elogiada pela crítica estrangeira. A carreira do ator de 64 anos possui filmes bem distintos entre si, a exemplo de Gênio indomável e Mamma mia!. Também atua em franquias de super-heróis, como Thor. Em recente entrevista concedida a jornal estrangeiro, ele justifica que gosta de “estar em todos os lugares”.

“Já recusei séries policiais. Mas esta era diferente. Não se tratava de narrativa linear e, sim, impressionista.” (Stellan Skarsgard, ator, sobre River)

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL