Artes cênicas Espetáculo baiano Joelma traz a história de uma das primeiras transexuais brasileiras A produção estará em cartaz a partir desta quinta (30), na Caixa Cultural Recife

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 28/06/2016 08:30 Atualizado em: 27/06/2016 20:12

Peça de teatro foi inspirada em curta-metragem sobre a vida da transexual, uma das primeiras do Brasil. Crédito: Jaqueline Novhais/Divulgação
Peça de teatro foi inspirada em curta-metragem sobre a vida da transexual, uma das primeiras do Brasil. Crédito: Jaqueline Novhais/Divulgação

Para Joelma, nascida há 72 anos no interior da Bahia como Joel Patrício, ser mulher foi uma conquista realizada à custa de muito sofrimento e violência.  A falta de aceitação da família, a ida para São Paulo, onde encontrou um homem que a apoiou, a cirugia de redesignação sexual e a volta à cidade natal, Ipiaú, com o marido são passagens de uma história que fascinou o conterrâneo Edson Bastos. O diretor realizou um curta-metragem sobre a transexual em 2011 e essa pesquisa se desdobrou na peça de teatro Joelma, do Território Sirius Teatro (BA), que entra em cartaz nesta quinta, na Caixa Cultural Recife.

A trajetória de Joelma é contada em um monólogo com a participação do ator Fábio Vidal, que já havia vivido a personagem no curta. Ele viajou até Ipiaú para conhecê-la e teve a ideia de transformar a experiência em seu sexto espetáculo solo em 15 anos de carreira. “Fiz o convite a Edson para transformarmos essa história em peça. O objetivo era o de aprofundar elementos não tão explorados no filme. O misticismo, por exemplo, está presente nas falas dela o tempo inteiro. Ela encaminha rezas, tem visões de energia presentes em você, e traz um sincretismo de umbanda, candomblé, catolicismo”, afirma.

Segundo Fábio, a aproximação do público com o universo e as experiências vividas por Joelma é um dos objetivos da montagem, por meio do teatro, cinema e dança, em um cruzamento de referências e linguagens. No entanto, este ainda é um terreno conflituoso. “Queremos contar a história de uma pessoa e mostrar que ela tem varios âmbitos na sua existencia além da sexualidade. Ainda assim, pessoas que não estão dentro de um padrão de normalidade não são bem vistas. Em nossa circulação nacional, tivemos recepções variadas. Em Iguatu, no Ceará, metade do público saiu durante o espetáculo. Já em São Paulo, tivemos uma participação muito grande de pessoas trans, com discursos muito emocionados sobre como se viam representados na peça”.

O rebatimento sobre a repercussão do curta-metragem e do espetáculo foram sentidos na própria Ipiaú, para onde Joelma voltou após passar 30 anos em São Paulo. “Sentimos que Joelma é vista de outra forma na cidade, com outro respeito e outro cuidado, inclusive com outros artistas se interessando pela trajetoria dela”, comenta Fábio.

MAIS ATIVIDADES

+JOELMA CIRCULA
A personagem vai circular de bicicleta pelo centro do Recife na quarta-feira, entre as 16h e as 18h, para convidar o público a assistir o espetáculo. A performance vai gerar material a ser compartilhado na internet.

+DEBATE
O Dia do Orgulho LGBT, comemorado hoje, é mote para um debate marcado para o dia 3 de julho, às 15h, sobre o crescimento das discussões a respeito da cultura queer na sociedade. Os debatedores convidados são Alice Mendes, Envy Hoax, Marlon Parente e Maria Clara Araújo dos Passos. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas a partir das 14h.

+OFICINAS
A temporada do espetáculo Joelma também vai oferecer três oficinas gratuitas, com inscrições a serem feitas pelo email gentearteirape@gmail.com. A primeira delas é Técnicas de produção audiovisual, com conteúdos introdutórios sobre o tema. As aulas acontecem sexta (1ª) e sábado (2), das 10h às 14h. As inscrições, para 30 vagas, estão abertas até quinta (30). A segunda é Teatro físico, ministrado pelo ator Fábio Vidal, que trará diferentes técnicas expressivas para apresentações públicas. Os encontros com os 20 selecionados acontecem nos dias 3 e 4 de julho, das 10h às 14h, com inscrições também até a quinta (30). A última é Formatação e gestão de projetos culturais, com Júnior Cecon, nos dias 8 e 9 de julho, das 10h às 14h. Os interessados devem se inscrever entre os dias 4 e 7 de julho.

SERVIÇO
Espetáculo Joelma, do Território Sirius Teatro (BA)
Quando: 30 de junho, 1º e 2 de julho; 7, 8 e 9 de julho - quintas e sextas, às 20h e sábados, às 17h30 e às 20h
Onde: Caixa Cultural Recife - Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Informações: 3425-1915

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL