Diario de Pernambuco
Busca
Web Criticado, Paulo Gustavo modifica Dona Ivonete: 'caricatura risível' "Nesses últimos dias li, ouvi, pensei e entendi que há uma longa discussão sobre o uso de 'blackface' muito anterior e muito maior do que eu", disse o humorista

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/06/2016 17:52 Atualizado em: 20/06/2016 17:42

O humorista mudou a caracterização da personagem. Montagem: Instagram/Reprodução
O humorista mudou a caracterização da personagem. Montagem: Instagram/Reprodução

O humorista Paulo Gustavo mudou a caracterização da personagem Ivonete após ser alvo de críticas nas redes sociais. A polêmica começou quando o artista postou fotos das gravações da nova temporada do programa 220 volts, do Multishow. "Blackface é racista", disse um internauta. "Nesses últimos dias li, ouvi, pensei e entendi que há uma longa discussão sobre o uso de 'blackface' muito anterior e muito maior do que eu, minha carreira, minha personagem e o 220 volts, por isso decidi refazer a Ivonete sem que ela pareça uma caricatura risível da mulher negra", contornou o ator.

Antes de abrir mão do blackface, Paulo Gustavo havia tentado defender a escolha pela maquiagem escura. "No dia de hoje soubemos que 50 pessoas foram covardemente assassinadas em Orlando somente por suas condições sexuais. Nesse mesmo dia em que deveríamos estar todos de luto repensando nosso ódio, nossos preconceitos e nossos limites de compreensão, tem gente que veio me atacar por representar uma mulher negra. Eu nunca fui atacado por representar um playboy machista mesmo sendo gay. Também não se incomodaram por eu fazer um nerd, uma mulher feia, uma Vagaba, uma mãe de família ou um anjo", escreveu.

A resposta, porém, gerou mais críticas. "Um assunto não tem nada a ver com o outro, queridão. Você precisa estudar mais história e parar de fazer comparações incabíveis. Fica feiro ser ignorante pra alguém que trabalha na TV", retrucou um seguidor.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL