Televisão MasterChef Brasil: Receita afetiva e excesso de confiança tiram português Nuno da disputa Participantes tiveram que preparar carne de coelho, ingrediente pouco consumido no Brasil

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 11/05/2016 00:43 Atualizado em: 11/05/2016 10:46

Participante não conseguiu entregar um prato saboroso aos jurados. Fotos: Carlos Reinis/Band
Participante não conseguiu entregar um prato saboroso aos jurados. Fotos: Carlos Reinis/Band

Pouco consumida no país, a carne de coelho deu problemas aos participantes do MasterChef Brasil, na noite dessa terça-feira (10). O ingrediente foi a estrela da prova de eliminação e acabou tirando o português Nuno do programa. Longe da delicadeza que inspira o animal silvestre, o prato servido pelo cozinheiro não impressionou os jurados, que acharam o ingrediente ácido, mesmo que ele assegurasse reproduzir a receita desde a juventude. Apesar disso, as refeições serviram para mostrar a autenticidade de cada participante na execução. Eles começaram o programa disputando as premiações em equipe.

No primeiro bloco, os cozinheiros foram levados a uma fazenda orgânica para ficarem mais próximos da natureza e do resultado do cultivo de pequenos agricultores. O desafio da prova era preparar um menu ovolactovegetariano, ou seja, sem carnes, apenas com a adição de ovo e leite como proteína animal. Mais uma vez, os competidores foram divididos em duas equipes: a azul, comandada por Lee, e a vermelha, liderada por Pedro.

Logo nos primeiros minutos de prova, os grupos tiveram que tirar ovos de dentro do galinheiro e aprender a se virar sem eletricidade, utilizando um fogão a lenha e duas chapas quentes. E foi nelas que começou o verdadeiro desafio. Desacostumadas a fazer fogo, as duas equipes demoraram muito para conseguir que as panelas começassem a ferver. Apenas depois das dicas dos chefs Eric Jacquin e Paola Carosella, a chapa começou verdadeiramente a esquentar.

No primeiro bloco cozinheiros tiveram que trabalhar em equipe e fazer um menu ovolactovegetariano. Fotos: Carlos Reinis/Band
No primeiro bloco cozinheiros tiveram que trabalhar em equipe e fazer um menu ovolactovegetariano. Fotos: Carlos Reinis/Band

Eles tinham que elaborar um prato principal e uma sobremesa para servir aos convidados. A equipe comandada pelo médico Lee escolheu servir um Bobó de legumes servido na abóbora, arroz brando e farofa. Como sobremesa, Espuma de banana com caramelo. Já a equipe vermelha arriscou uma Massa fresca com molho de tomate rústico e legumes na chapa (cenoura, aspargo e pupunha) e de sobremesa um Romeu e Julieta caipira com queijo coalho.

Apesar do empenho do grupo de Pedro, a vitória de Lee foi esmagadora. O bobó de camarão foi muito elogiado pelos convidados e ganhou 45 dos 50 votos disponíveis. Com isso, Bruna, Nuno, Raquel, Leonardo, Aluísio, Fábio, Lívia e Vanessa foram direto para a prova de eliminação.

E, dessa vez, o coelho não veio para trazer presentes. O único participante confiante era Nuno, por ser uma carne bastante consumida na Europa. Porém, os outros se complicaram tanto no ponto quanto nos acompanhamentos. Os destaques positivos ficaram com Pedro e Raquel, cujo resultado foi mais uma vez escolhido como o melhor. Entre os negativos, o português e a professora de dança do ventre entregaram receitas bem abaixo dos colegas de bancada. Mas a pior carne foi mesmo a de Nuno, que pecou pelo excesso de confiança e acabou deixando a competição.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL