Diario de Pernambuco
Busca
Música MCs pernambucanos de 11 e 16 anos sacodem o YouTube com Guerra de Bumbum Pedrinho do Recife e Joãozinho da Patrão dividem a carreira entre a música e os estudos

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/04/2016 19:01 Atualizado em: 13/04/2016 17:31

Joãozinho da Patrão e Pedrinho do Recife cantam juntos Guerra do bumbum. Foto: Cenário Filmes/Divulgação
Joãozinho da Patrão e Pedrinho do Recife cantam juntos Guerra do bumbum. Foto: Cenário Filmes/Divulgação

Eles são da nova geração do bregafunk. O estilo criado em Pernambuco mistura a melodia do brega recifense com a batida acelerada do funk carioca. Os MCs Joãozinho da Patrão, de 11 anos, da Ilha do Maruim e Pedrinho do Recife, 16 anos, de Água Fria, despontam no cenário local e chamam atenção pela desenvoltura, apesar da pouca idade. A primeira parceria entre eles, a canção Guerra de bumbum, foi recém-divulgada no YouTube. Com o início da carreira precoce, os dois conciliam os estudos com a música. Mas, para eles, a ajuda dos veteranos é fundamental.



Aos 11 anos, João Allan Arruda Soares da Silva, já tem quatro de experiência musical. O cantor mirim se espelha em nomes como Luan Santana e MC Gui, de São Paulo. Ele foi influenciado pelo pai, VG Soares, compositor, produtor e roteirista, que tem parcerias com MC Cego e MC Leozinho. Mesmo preso no Aníbal Bruno há seis anos, VG acompanha a carreira do filho e escreve as letras que ele canta. "Todos os dias de visitas levo o João. Lá eles repassam as músicas, ensaiam e ensina como se comportar no palco”, explica a mãe Suely Silva de Arruda. "Quero ser o MC Gui de Pernambuco. Ele é minha grande inspiração", comenta Joãozinho, que frequenta a escola e garante ter notas exemplares. “Meu pai sempre diz que é para estudar. E minhas notas são boas. A música não está interferindo”.

Joãozinho da Patrão nunca fez show, apenas participações. A estreia dele será no dia 23 de abril, na gravação do primeiro DVD, no Chopp Loung, em Jardim São Paulo. "Para onde ele vai, estou acompanhando. Temos a preocupação de evitar que ele grave com as dançarinas de biquíni e não deixamos ele tocar nelas de forma alguma", explica Suely. No repertório, Joaõzinho canta músicas como Maloqueira da favela (mais de 1 milhão de visualizações no YouTube), Patrão é patrão, com MC Leozinho e Kaio da Corea, e Aquecimento do bumbum, participação de MC Cego Abusado.

Com menos de dois anos de carreira, Pedro Paulo Marques Bezerra Junior, 16 anos, sonhava em ser jogador de futebol. Ele chegou a jogar na categoria de base do Santa Cruz, mas foi dispensado. A primeira vez no palco surgiu como uma brincadeira, quando tinha 14 anos. “Estava em uma casa de shows e o DJ Edu me convidou para subir. Eu dublei uma música do MC Pedrinho de São Paulo. No outro dia, tinha certeza que queria ser MC”, relembra.

Assista ao clipe de Brinquedo das meninas - MC Dread e GG e MC Pedrinho do Recife:



Entre as canções de destaque estão Brinquedo das meninas, participação de MC Dread e GG, Chegada brilhante, com MC Menor, Danilo Bolado e MC Matheus, Vida mudou (MC menor) e  Nós é rico. “Já conquistei muito com o brega. Comprei moto, tênis, celular, roupas e estou reformando minha casa”, explica o cantor que mora com a mãe, o padrasto e três irmãos. Por aparentar ser mais novo, Pedrinho relata que enfrenta dificuldades no acesso as casas de shows. “A parte ruim é que as pessoas brincam e me chamam de anão. Mas minhas fãs me chamam de ‘meu baixinho’ ou ‘meu pequeno’”, comenta. Pedrinho fez shows em Fernando de Noronha e tem agenda concorrida que chega a dez shows de quinta a domingo. "Somos a nova geração do brega. Mas estou só começando, quero levar esse movimento bem mais adiante", completa.

+perfis
MCs Joãozinho da Patrão e Pedrinho do Recife. Foto: Youtube/Reprodução (Foto: Youtube/Reprodução)
MCs Joãozinho da Patrão e Pedrinho do Recife. Foto: Youtube/Reprodução


Joãozinho da Patrão, 11 anos
Joao Allan Arruda Soares da Silva
Músicas: Maloqueira da favela, Patrão é patrão, com MC Leozinho e Kaio da Corea, Ela é gostosa e Aquecimento do bumbum, ao lado do MC Cego Abusado.
Inspirações: MC Gui, Nêgo do Borel, MC Menor da Chapa (RJ) e Luan Santana
Agenda: Estreia será no dia 23 de abril, para a gravação do primeiro DVD, no Chopp Loung, em Jardim São Paulo.

Pedrinho do Recife, 16 anos
Pedro Paulo Marques Bezerra Junior
Músicas: Brinquedo das meninas, participação de MC Dread e GG, Chegada brilhante, com MC Menor, Danilo Bolado e MC Matheus), Vida mudou (MC menor) e  Nós é rico.
Inspirações: MC Marcinho, MC Boy dos Charmes, Hungria Hip-Hop
Agenda: Nesta sexta-feira (15) se apresenta no Acadêmico do Morro, às 22h. No sábado (16), é atração do Mistura Shows (às 20h, no Arruda) e no LB Music (às 21h, em Beberibe). Já no dimingo, faz show no Power Music (às 18h, em Abreu e Lima).

Assista ao clipe de Maloqueira da favela, de Joãozinho da Patrão: 




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL