Diario de Pernambuco
Busca
TV Netflix: filme original com Ricky Gervais e Eric Bana satiriza imprensa e questiona ética Longa estreou há cinco dias no Tribeca, festival indie norte-americano, e entra em streaming nesta sexta-feira

Por: Raquel Lima - Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/04/2016 13:20 Atualizado em: 29/04/2016 13:30

Eric Bana e Ricky Gervais simulam viagem ao Equador. Crédito: Netflix/Divulgação
Eric Bana e Ricky Gervais simulam viagem ao Equador. Crédito: Netflix/Divulgação

Mais novo filme original da Netflix, Special correspondents tem a seguinte premissa: "jornalista celebridade de rádio nova-iorquina é escalado para cobrir guerra civil no Equador". Agora, esqueça Spotlight – Segredos revelados – ganhador do Oscar de Melhor Filme deste ano ao mimetizar o processo de apuração e publicação de matéria que expôs padres pedófilos nos Estados Unidos. Se a expectativa de cada jornalista sobre a Terra é a autoria de algo tão transformador como o texto que abalou o Vaticano, a realidade pende mais para o lado de Special correspondents.

Os "correspondentes especiais" da Netflix são espelhos de como o jornalismo é uma carreira que infla egos e de como balões de arrogância podem comprometer o que é publicado ou veiculado. A versão hollywoodiana do original francês, de 2009, adaptada, dirigida e protagonizada por Ricky Gervais, cria uma excelente sátira ao questionar limites. A estrela "sem fronteiras" aqui é Frank Bonneville (Eric Bana) – um radialista conquistador, que já viveu dias melhores. E fará tudo para recuperá-los. Gervais é Ian, o técnico de som que deveria tê-lo acompanhado ao Equador.

A cobertura em Quito - tábua de salvação para os dois, por diferentes razões - acaba não acontecendo. Eles perdem o passaporte, mas não querem perder a "viagem": sabendo que o principal concorrente está a caminho do conflito, Frank e Ian se escondem no sótão de um café de um inocente casal latino (America Ferrera e Raúl Castillo), enquanto criam matérias e situações como se estivessem na capital equatoriana. E têm que arcar com as consequências da ficção.

Gervais está bem na pele de um "perdedor", contraponto ao chefe boca suja da versão britânica The office e à persona que apresentou o Oscar. Bana revisita o início da carreira como comediante na Austrália e também acerta o tom. Vera Farmiga é tragicômica como a esposa de Ian. E os três juntos seguram muito bem essa comédia absurda, que estreou há cinco dias no Tribeca, festival indie norte-americano, e entra em streaming nesta sexta-feira.

Veja o trailer de Special Correspondents


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL