Diario de Pernambuco
Busca
Entrevista Com show no Recife, Aviões do Forró relembra último encontro com Dominguinhos Xand e Solange apresentam a turnê junina Arraiá do Aviões, nesta quarta-feira, no Parador, com três horas de show

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/04/2016 11:00 Atualizado em:

Show com três horas de duração traz repertório de novos e antigos hits, incluindo canções do mais recente DVD Pool Party do Aviões. Foto: A3 Entretenimento/Divulgação
Show com três horas de duração traz repertório de novos e antigos hits, incluindo canções do mais recente DVD Pool Party do Aviões. Foto: A3 Entretenimento/Divulgação

"O céu é o limite pra nós dois", diz Xand Avião sobre os planos da banda Aviões do Forró, na qual divide os vocais com a parceira Solange Almeida há quase 14 anos. O grupo traz ao Recife a turnê junina batizada de Arraiá do Aviões, nesta quarta-feira (20), para o Parador, no Bairro do Recife. 

Confira o roteiro de shows no Divirta-se


O período ajuda a aquecer as agendas dos grupos de forró e deixam o ritmo em evidência. A banda, que já fez 40 shows no mês de junho, prefere fechar em média de 26 a 30 apresentações, para não comprometer a qualidade.
 
Xand e Solange prometem show com três horas de duração e repertório de novos e antigos hits, incluindo canções do mais recente DVD Pool Party do Aviões, gravado no Beach Park de Fortaleza. Entre elas Banca de Flores, Aviões chegou, Lei da vida e Tô com pena de você. Eles ainda apresentam, em primeira mão, novidades como Tô solteiro de Novo, Casinha de Praia e Vai Chorando, além de um bloco de canções juninas. O show de abertura da noite será da banda Forró Pegado.



Em entrevista ao Viver, os forrozeiros dão detalhes da turnê de São João, falam sobre a polêmica entre o forró tradicional e o forró eletrônico, relembram o último encontro com o Mestre Dominguinhos antes do falecimento dele em julho de 2013 e anunciam um CD com músicas inéditas ainda para este ano. Xand ainda avaliou a repercussão do projeto para o YouTube Xandnax Diferente, no qual convida artistas de outros ritmos para falar sobre música e cantar. Entre eles, Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Durval Lelys e Dorgival Dantas. E Solange fala sobre o DVD de 30 anos de carreira que pretende gravar ainda este ano em São Paulo. 

Entrevista Xand e Solange // Aviões do Forró

O que muda nos show do Arraiá do Aviões? Vocês adaptam o repertório?
Xand: Sempre adaptamos nosso repertório de acordo com a região por onde passamos, e no São João não é diferente. Selecionamos algumas músicas que marcaram nossa trajetória, colocamos em uma nova roupagem e apresentamos ao público em forma de blocos no nosso show.

Solange: Tem algumas músicas que marcaram o forró que, dependendo da ocasião, acrescentamos no repertório da banda. Incluímos bloco de música junina e a galera tem ido ao delírio! E nosso mês junino não vai ser diferente, vamos pousar em vários estados nas festas mais famosas de São João do Brasil. O repertório está cada vez mais completo para essa data tão especial, já que o São João é o mês do forró!

O forró deixou de ser ritmo exclusivo do São João. De que forma contribuíram para mudar essa realidade? 
Xand: Quando começamos o Aviões, há 14 anos, o forró eletrônico era visto pelos pioneiros como um ritmo que não era forró. Recebemos críticas, mas nada como o próprio público para desmistificar algo e foi isso que aconteceu. Hoje tanto o nosso forró quanto outros forrós chegaram a lugares que igualaram nossa música a qualquer outro ritmo.

Solange: Mudamos muito o pensamento de que forró era algo do sertão e que só quem consumia o ritmo eram pessoas da classe C, D. Hoje o forró chegou onde na verdade sempre teria que estar: em todos os lugares, sem preconceito e com uma imagem fortalecida.



Há alguma preparação especial como a dos artistas do axé antes do carnaval em Salvador? 
Xando: Nossa rotina de show mensal já exige uma preparação vocal muito boa, porque temos uma agenda bem corrida e chegamos a fazer uma média de 16 a 20 shows mensais. No período junino isso já chegou a se estender a até 40 shows. Hoje tentamos fazer uma média de 26 a 30 shows para a qualidade não ser comprometida.

Solange: Já fomos muitas vezes direto de um show para outro por conta da logística, mas isso foi um aprendizado que levamos para nossa vida e não repetimos. Hoje, por termos uma equipe mais fortalecida, tentamos fazer apenas um show por dia ou, se forem dois eventos, deixar uma logística confortável para que os dois sejam com o mesmo padrão de qualidade.

Lembram algum momento marcante vivido no São João? 
Xand: No ano que o Dominguinhos faleceu, antes do ocorrido, fizemos um show em que ele iria tocar. Para nossa surpresa, ele chegou no nosso camarim super alegre. Combinamos de fazer uma música juntos e foi muito especial para nós, que acompanhamos a evolução do forró.

Solange: Esse momento do Dominguinhos sem dúvida foi um dos momentos mais marcantes para mim e para o Xand. Foi muito emocionante porque desde muito novos tínhamos ele como uma referência muito forte.

Na polêmica entre o forró tradicional e o forró eletrônico, muito se fala sobre o conteúdo das letras. Vocês se preocupam com a mensagem das músicas? 
Xand: Eu tenho uma visão muito clara sobre isso. Tudo que se moderniza de algo que já existe, a princípio recebe críticas. Sempre foi assim, mas o que temos prazer em dizer é que nunca criamos inimizades dentro do meio da música, respeitamos todo tipo de som e isso facilita para que a recíproca seja verdadeira.

Solange: Nossas letras sempre foram mistas. Algumas músicas falavam de amor, outras mais dançantes tinham brincadeiras, e isso foi o que deu nossa identidade no forró. Mas isso é algo que sempre existiu. Se pegarmos grandes artistas do próprio forró tradicional veremos que muitos deles fizeram sucesso com músicas que tinham brincadeiras nas letras. Hoje o Aviões se orgulha de ter um acervo musical que poucos artistas têm.

O DVD Pool Party do Aviões foi um projeto inovador e grandioso. Como avaliam a repercussão? 
Xand: Queríamos algo diferente de tudo que já tinham criado. Em uma de minhas viagens fui a uma pool party, achei fantástico e quis levar para nossa realidade. E foi um sucesso, com direção musical do nosso querido Dudu Borges e cenário da Joana Mazuquelli. No Brasil, o DVD ficou por várias semanas como o mais vendido. Ficamos na Billboard com músicas do DVD e atingimos outros cenários da música que ainda não tínhamos conseguido atingir. Minha avaliação é muito positiva.



Qual o “tempo de validade" de um álbum na sua opinião?
Solange: Essa coisa de validade de um álbum acho que é muito por região e trabalho que você faz em cima do disco. Nós sabemos, por experiência própria, que o nordeste consome mais rápido as nossas músicas do que o restante do Brasil. Mas a internet valida isso no restante do país muito rápido.

Já estão pensando no próximo DVD? 
Xand: Temos um projeto de lançar em breve nosso CD de carreira com algumas músicas inéditas, e depois de lançado vamos pensar no DVD. Mas tudo ainda está sendo pensado com nossa equipe: local, cidade, repertório e por aí vai.

Solange: Temos muitas músicas lindas desse DVD atual que ainda estamos encabeçando como as mais executadas em várias rádios do Brasil. Vamos lançar também uma música romântica em breve, e temos ideia de ir selecionando músicas para entrar nesse novo projeto. 

Com 13 anos de carreira e grande legião de fãs pelo Brasil, o que a banda ainda quer conquistar? 
Xand: Temos uma frase pronta e que foi um grande sucesso musical da banda: o céu é o limite pra nós dois.

O que podem adiantar da comemoração de 14 anos? No ano passado foi no Recife. 
Xand: O projeto é levar a festa de aniversário um ano para uma capital, no outro em Fortaleza, e assim sucessivamente. Isso era um pedido dos nossos fãs há muitos anos, que chegássemos com o aniversário em sua cidade. Atendemos a eles fazendo dessa forma, sem deixar nossa capital que sempre nos acolheu tão bem sem o evento que marca o ano.

Solange: Esse ano será na nossa cidade sede Fortaleza, e no próximo ano ainda vamos escolher a cidade que vai receber o evento. Já temos algumas opções, mas é difícil escolher porque o Brasil todo nos recebe tão bem que fica complicado! (risos) 



Xand: Como avalia a experiência do projeto Xandnax Diferente? Pretende fazer outros episódios? 
Começamos como uma brincadeira. Sempre tive vontade de criar um espaço em que eu recebesse meus amigos e parceiros da música para contar nossas histórias de uma forma diferente, descontraída e acho que conseguimos. Hoje temos vídeos do programa que já passaram a marca de um milhão de visualizações. Já temos outros episódios pré-agendados para serem gravados e em breve teremos lançamento.

Solange: Como será a gravação do DVD de 30 anos de carreira?
Esse DVD é um sonho que sempre tive de mostrar outras vertentes da minha música. Estamos organizando para terem convidados especiais. Será um DVD comemorando meus 30 anos de carreira. Vamos flutuar por estilos e ritmos que eu me identifico muito, nunca esquecendo do meu forró que eu amo. Posso adiantar que será em São Paulo. A data ainda estamos definindo, mas com certeza será um projeto lindo.

Serviço
Arraiá do Aviões
Quando: Quarta-feira, 20 de abril, às 22h 
Onde: Parador, Cais do Porto - Recife Antigo
Ingressos: R$ 130 (feminino) e R$ 150 (masculino), à venda na Bilheteria Digital
Informações: 3326-7497


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL