Diario de Pernambuco
Busca
Internet Dia da Mulher: Zack Magiezi é o perfil do Instagram que faz sucesso entre elas As Notas sobre ela começaram como um poema único, até virarem série no Instagram

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/03/2016 09:21 Atualizado em: 08/03/2016 14:02


Popular na internet com poemas curtos datilografados que falam sobre sentimentos, amores e perdas, o publicitário Zack Magiezi tem feito sucesso entre as mulheres. As pílulas poéticas Notas sobre ela começaram como um poema único até virarem série publicada no perfil @zackmagiezi, no Instagram. Em breve, ganharão também as páginas do livro Estranherismo. Na rede social, o perfil acumula quase 600 mil seguidores e as postagens têm sido compartilhadas até por famosas, como a atriz Grazi Massafera.

"O que falo não são textos, são espelhos feitos de letras", explica o poeta paulista que costuma descrever os medos, angústias e desejos de uma mulher imaginária. O autor, que se denomina como "fotógrafo das coisas de dentro", divulga os textos com a estética das antigas máquinas de datilografia. "Não imagino nenhum traço físico. Mas se fosse colocar uma  característica predominante, seria a vontade de viver", comenta. Ele aborda a quebra de padrões, a aceitação própria e a honestidade com sentimentos. 



Publicitário de profissão, Zack vai estrear na literatura graças ao perfil. Estranherismo será lançado pela editora Bertrand Brasil. A obra vai reunir o conteúdo publicado originalmente nas redes sociais e está prevista para chegar nas prateleiras no final de março, mas já está em pré-venda no site da Saraiva.

"Tenho um poema que escrevi no Dia Internacional da Mulher: Toda mulher é flor. Pela fragilidade e beleza? Não. Pela selvageria de resistir sem perder a ternura".

ENTREVISTA // ZACK MAGIEZI


Para quem e sobre quem você escreve?
Não tenho um alvo específico. Sempre acreditei que as mulheres são várias dentro de uma só. Pela variação de personalidade e emoções, elas reagem de forma diferente. A minha ideia é captar esses fragmentos e ter a chance de publicar em forma de texto. Sou mais um fotógrafo do que um escritor. Falo de uma mulher que me sinto íntimo, mas não a conheço. Estou descrevendo as coisas que estão dentro e não no exterior. Não quero desvendar o enigma, e sim, contemplar. Acredito vocês são um enigma até para vocês mesmas. 

Como surgiu o Notas sobre ela?
Tenho muitas amigas que me passaram apontamentos sobre os problemas da vida cotidiana, os medos e desejos delas. Tudo começou com um poema único, depois se transformou em uma série. Vi que não poderia ser interrompido e continuei. É um desafio diário, a figura feminina é infinita. Ela resolve as questões internas, em seguida, cria novos problemas e novas emoções. É um círculo, que vai aumentando de proporção.

Como imagina essa mulher sobre quem você escreve?
Não imagino nenhum traço físico. Mas se fosse colocar uma característica predominante, seria a vontade de viver. Também abordo a quebra dos padrões, a aceitação própria e a importância de ter orgulho de quem é e ser honesta com seus sentimentos e sensações.


A que atribui o sucesso dos textos nas redes sociais?
Acredito que elas (seguidoras) se sentem representadas. A maioria dos comentários que recebo é do tipo: 'Nossa, falou de mim', 'Escreveu para mim', 'Essa sou eu'. Às vezes, é como se elas não soubessem colocar em palavras o caos que se passa dentro delas. Aquele famoso: 'Sinto isso, mas não sei o que é'. Os textos dão esse alívio, essa possibilidade de um acalanto, de não se sentir tão solitária. Sempre digo que: o que falo não são textos, são espelhos feito de letras.

Como será o formato do livro Estranherismo? O que pode adiantar do projeto?
Sabe aquele tipo de sonho que encontra você e que você não espera? Minha ideia era colocar para fora o que sinto. Uma espécie de catarse para meus sentimentos e angústias. Uma leitora me fez um convite. Como já era uma leitora, o processo ficou muito fácil. Fizemos um apanhado das publicações e dividimos por categoria. A editora me deu toda a liberdade para que o resultado ficasse parecido comigo.

Você divulgou que vai lançar um canal no YouTube com dois parceiros. Qual a proposta?
Vou lançar o Troco Likes junto com Matheu Jacob (@homemquesente) e Thiago Tristão (@vidaemtiras). Somos adeptos a arriscar, fazer e ir resolvendo no meio do caminho. A ideia é conversar sobre temas variados e criar proximidade de imagem, voz, opiniões e histórias de vida com nossos seguidores. Vamos começar a gravar nesta quinta-feira. No primeiro programa vamos responder perguntas dos leitores e os outros vídeos vão ser definidos aos poucos. Estamos animados com a ideia. Recebemos muitas mensagens legais e queremos expandir. As redes sociais são compostas disso, imagem, texto e vídeo. Queremos unir essas plataformas.

+onde encontrar Zack Magiezi
Instagram - @zackmagiezi
Facebook - @estranherismo
Twitter - @zackmagiezi

top5 Notas sobre ela










MAIS NOTÍCIAS DO CANAL