Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver
Música Vinte anos sem Mamonas: levantamento mostra as canções mais tocadas nos últimos 10 anos Grupo que foi campeão de vendas nos anos 1990 teve carreira interrompida por trágico acidente aéreo

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/03/2016 11:00 Atualizado em: 01/03/2016 11:05


Banda fez sucesso meteórico com músicas como Vira Vira e Chopis Centis. Foto: Divulgação
Banda fez sucesso meteórico com músicas como Vira Vira e Chopis Centis. Foto: Divulgação

Há pouco mais de 20 anos, um grupo de rapazes de Guarulhos (SP) chamava a atenção do público de maneira inusitada. Um vocalista vestino de Chapolin Colorado, uma letra que falava sobre um padeiro convidado para uma suruba, tudo ao som do "vira vira" português. Eram os Mamonas Assassinas, cujo sucesso meteórico foi interrompido no dia 2 de março de 1996, quando o jatinho da banda se chocou contra a Serra da Cantareira.

Nesta semana, os fãs da banda Mamonas Assassinas celebram a vida e obra do conjunto de Guarulhos, no dia em que se completa 20 anos do acidente aéreo que pôs fim à curta trajetória de Dinho, Bento Hinoto, Julio Rasec, Samuel Reoli e Sérgio Reoli.

Lançado em 1995, o único disco de estúdio da banda tomou de assalto as rádios e programas do país. Só para se ter uma noção, das 14 faixas do disco, ao menos 8 foram sucessos radiofônicos. Isso se deu em parte à irreverência e inventividade das letras e melodias, capazes de misturar Belchior e Radiohead em uma mesma faixa (Uma arlinda mulher). O Mamonas tiveram uma única passagem pelo Recife em dezembro de 1995, no Geraldão.

Os 20 anos sem a banda devem ser lembrados também e filme e série de TV que serão lançados ainda em 2016. Nesta semana, um levantamento do Ecad reuniu as canções mais tocadas da banda no período de 2004 a 2015. Confira:

1) Pelados em Santos
Provavelmente não é uma surpresa, mas a canção mais associada à banda é também a mais tocada nos últimos 10 anos. É também o clipe mais conhecido da banda.



2) RoboCop Gay
Composta anos antes da banda trocar o nome Utopia por Mamonas Assassinas, a letra é um dos melhores exemplos de Dinho e companhia. A letra tira sarro do personagem do filme de mesmo nome, lançado em 1987.



3) Vira-vira



4) Chopis centis
Numa mesma música, The Clash, Schwarzenegger, Van Damme. Pode?



5) Sábado de sol



6) Bois don't cry



7) Jumento celestino



8) Mundo animal



9) Sabão crá-crá



10) Lá vem o alemão




Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Manhã na Clube: entrevista com a dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Grupo Diario de Pernambuco