Diario de Pernambuco
Busca
Entrevista Rainha do Rádio, Ângela Maria lamenta 'estrangeirização' da música nacional Cantora é da mesma geração de outras divas como Maysa e Dolores Duran e se apresenta nesta sexta no Recife

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/03/2016 10:10 Atualizado em: 11/03/2016 10:39


Ângela Maria interpreta clássicos no palco do Teatro RioMar. Foto: Divulgação
Ângela Maria interpreta clássicos no palco do Teatro RioMar. Foto: Divulgação

Eleita a Rainha do Rádio em 1954, a cantora carioca Ângela Maria desembarca no Recife para show nesta sexta-feira (11), às 21h, no Teatro RioMar (Pina). O repertório contempla clássicos da MPB e samba-canção que marcaram a carreira de Ângela, além de covers de Lupicínio Rodrigues, Dorival Caymmi e Benito di Paula.

Clique e confira o roteiro de shows do Divirta-se


A cantora, vale lembrar, é da mesma geração de outras divas como Maysa e Dolores Duran. Em conversa com o Viver, ela destacou que o rádio ainda tem grande importância na formação de novos sucessos da música brasileira.

Pouco antes de completar 22 anos, a intérprete tornou-se uma das mais reconhecidas vozes brasileiras, adentrando em atmosferas tão distintas que iam de classes menos favorecidas até residências oficiais. Era rainha do povo e da rádio — onde começou a carreira, participando de festivais de calouros.

O último disco, lançado em 2015, é Ângela à vontade em voz e violão, lançado pela Tratore. Ela interpreta 12 de suas canções preferidas acompanhada apenas pelo violão de Ronaldo Rayol.

Entrevista >> Ângela Maria


Ângela, como será o repertório do show no Recife?
Vai ser bem variado. Estou misturando músicas do disco novo com outros sucessos da mulha carreira, mas o foco principal são as novidades.

Você acompanha algum artista da nova cena nacional?

Eu sei que tem um pessoal muito bom fazendo música, mas confesso que não tenho tido muito tempo para acompanhar de perto.

Você acompanhou diversas fases da música brasileira, desde a Era do Rádio, passando pela TV e agora com a internet. O que você acha que mais mudou na indústria?

As pessoas, hoje, consomem mais música estrangeira do que nacional. É triste. Se você vai para outro país, eles adoram a nossa cultura, o samba... É uma pena que aqui a música de fora seja mais valorizada.

Você foi eleita Rainha do Rádio nos anos 1950. Ainda vê importância no veículo?

Com certeza. O rádio está em todo lugar. É de lá que saem as músicas e os artistas que estão na boca do povo. Se um cantor está fazendo sucesso nos programas de TV, é porque suas músicas tocaram bastante nos programas de rádio, e as pessoas gostam, aprendem a letra.

[VIDEO1]

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL