Diario de Pernambuco
Busca
Artes Desenhos de artista pernambucano valorizam as gordinhas na internet Designer Edull apresenta a série Make Your Selfie na Galeria Moinho

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/03/2016 19:15 Atualizado em: 01/04/2016 19:31


A Rainha Má, a Mulher Maravilha, She-Ha não foram desenhadas como gordinhas. Nem a artista plástica mexicana Frida Kahlo era uma rechonchuda. Mas todas elas ganharam contornos mais generosos pelas mãos do designer pernambucano Eduardo Santos, 29 anos, que assina como Edull. Os desenhos de formas avantajadas chamaram a atenção primeiro nos Estados Unidos, através do perfil do Instagram @edull_ardo. Somente depois, ficaram conhecidos no Brasil - provocando um fenômeno na contramão da polêmica estética vigente da magreza: e várias mulheres "comuns" começaram a encomedar seus quadros.

Confira o roteiro de exposições em cartaz

"Nunca imaginei que poderia ajudar outras mulheres. Recebo mensagens até crianças, contando que sofreram por se sentirem excluídas, e dizem que os desenhos ajudam a superar", comenta o artista que mantém página bilíngue no Facebook (facebook.com/edull.ardo).

Edull apresenta no Recife a coleção Make Your Selfie, neste sábado (2), na Moinho Galeria, com telas de mulheres gordinhas fazendo uma selfie. Serão expostas 13 peças (60 x 80 cm), onde o artista explora estilos e raças, mostrando a diversidade feminina. "O ato de tirar uma selfie requer muita confiança. Mostro que a gordinha é bonita, sem recorrer aos estereótipos. A ideia é que elas se reconheçam nos desenhos", explica. Cada personagem foi inspirada em mulheres que o artista conhece. Edull vai instalar um espelho gigante no local para incentivar os convidados a tirarem selfies.

A primeira série de sucesso de Edull foi lançada há pouco mais de dois anos. Era Princesas modernas - releituras da Branca de Neve, Cinderela, Bela, Rapunzel, Jasmine, Pocahontas, Ariel. "Queria mostrar que a mulher gorda, rebaixada pela sociedade, pode ser o que ela quiser. O fato de ser gordinha não influencia em nada a história", explica o artista, assumidamente inspirado na obra do colombiano Botero.

Antes de se dedicar às gordinhas, Edull trabalhava em uma fábrica de estampas na capital pernambucana e passou a vender ilustrações e caricaturas em aquarela, além de pinturas em tinta acrílica, pela internet. "Querem que eu chame apenas de gordas, mas acho uma palavra ofensiva. Prefiro chamar assim, que soa carinhoso". Neste mês, "as gordinhas" de Edull foram expostas na Off The Wall Gallery, em Sidney, na Austrália.

A musa inspiradora de Edull é a esposa Nathália Santos, de 28 anos. "Ela sempre foi gordinha. Convivi com esse preconceito e como não sou bom de convencer falando, descobri que podia passar uma mensagem com minha arte e chegar mais longe", explica. Nathália também é o braço direito do artista.

Serviço
Exposição Make Your Selfie
Quando: Sábado (2), das 10h às 18h
Onde: Moinho Galeria (Empresarial Manguinhos, Rua João Ramos, 50, Loja 5, Graças)
Quanto:Entrada gratuita
Informações: 99274-0302



Coleção Make Your Selfie.  Foto: Edull/Divulgação
Coleção Make Your Selfie. Foto: Edull/Divulgação


Princesas modernas - Foto: Edull/Divulgação
Princesas modernas - Foto: Edull/Divulgação


Princesas modernas - Foto: Edull/Divulgação
Princesas modernas - Foto: Edull/Divulgação


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL