TV A Regra do Jogo: Quem matou o Pai da facção? Entre os principais suspeitos, Regis (Oscar Magrini), Kiki (Deborah Evelyn), Nelita (Bárbara Paz), Zé Maria (Tony Ramos) e Nora (Renata Sorrah)

Por: Fernanda Moraes - TV Alterosa

Publicado em: 11/03/2016 17:50 Atualizado em: 11/03/2016 20:17

Mistério será solucionado nesta sexta-feira (11). Foto: Globo/Reprodução
Mistério será solucionado nesta sexta-feira (11). Foto: Globo/Reprodução

A regra do jogo começou como uma promessa. Era a volta do autor do fenômeno Avenida Brasil, João Emanuel Carneiro, da diretora arrojada Amora Mautner, de um elenco estelar e de Tony Ramos na pele de um antagonista ao horário nobre. Tais elementos tinham como desafio resgatar a audiência perdida por Babilônia, novela antecessora cuja média foi a mais baixa da faixa da história da TV Globo. O que parecia fácil - estrear após uma trama em crise aumenta as chances de o projeto superar - teve obstáculos no caminho.

Com linguagem próxima ao de seriados norte-americanos, o folhetim imprimiu um enredo de ação à teledramaturgia, gênero pouco explorado nas telenovelas brasileiras, que pode ter despertado uma certa estranheza no público. Com direito a cenas de perseguição e fotografia sombria, a trama central se concentrou na facção conduzida por Gibson (José de Abreu), assassinado nesta semana. Os cem primeiros capítulos foram permeados pelo mistério de quem era o Pai da facção. Agora, o folhetim apostou no recurso do “quem matou?”. Entre os principais suspeitos, Regis (Oscar Magrini), Kiki (Deborah Evelyn), Nelita (Bárbara Paz), Zé Maria (Tony Ramos) e Nora (Renata Sorrah). Os atores foram escalados para gravar as cenas da revelação.

No entanto, A regra do jogo sofreu um contratempo maior. Concorreu com Os dez mandamentos, fenômeno de audiência da TV Clube/Record. Alteração no horário foi uma das estratégias tomadas pela Globo, que quase não surtiu efeito. Na reta final, a obra apresentou uma melhor desempenho em audiência - bateu recordes de audiência, como 39 pontos na última terça-feira.

“É difícil você conseguir papel bom. Acho que no caso desta novela, este foi um que deu muito certo”

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL