Diario de Pernambuco
Busca
Aniversário Vamos conquistar as esferas do dragão? Saga Dragon Ball celebra 30 anos de TV Anime criado por Akira Toriyama começou a fazer sucesso no Brasil em 1996 e é lembrado até nos dias de hoje

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 26/02/2016 17:45 Atualizado em: 26/02/2016 18:00

Franquia começou a ser exibida no Brasil em 1996. Fotos: Toei Animation/Divulgacao
Franquia começou a ser exibida no Brasil em 1996. Fotos: Toei Animation/Divulgacao

Um dos desenhos animados mais populares no Brasil está comemorando 30 anos de sucesso na televisão. Dragon Ball (Esferas do dragão), clássico do autor japonês Akira Toriyama, foi transmitido pela primeira vez na televisão japonesa em 1986, baseado no mangá (revista em quadrinhos oriental) homônimo. Ele narra as aventuras de Son Goku, um menino com rabo de macaco e superforça que, por influência de uma garota, sai em busca de esferas mágicas que podem realizar qualquer desejo.

Apesar de ser uma história em que as batalhas e o humor andam lado a lado, Toriyama se inspirou na mitologia chinesa Jornada ao Oeste para criar o mangá. No início o autor queria fazer uma releitura moderna da história, que se baseia na jornada do monge Xuanzang para a Índia, em busca de escrituras sagradas do budismo, e  acaba contando a história da lenda chinesa de Sun Wukong (Rei Macaco), mas acabou desistindo. E assim nasceram: Dragon Ball, baseada nos 16 primeiros volumes do mangá; Dragon Ball Z, baseada nos 26 volumes restantes, e Dragon Ball GT, feita especialmente para a televisão.



A narrativa do desenho começa com Goku ainda pequeno, morando sozinho nas montanhas, desde que seu avô Son Gohan faleceu. Lá ele conhece a jovem Bulma, filha de um gênio criador da Corporação Cápsula - empresa presente em todas as fases do anime. Ela está atrás das sete Esferas do Dragão e conta para ele sobre seus poderes como forma de conseguir que ele entregue o item mágico que tem em mãos (Goku possui a de quatro estrelas, única lembrança de seu avô). Como ele se nega a entregar, acaba indo com ela atrás das outras bolas mágicas.

Entre os fatos que mais marcaram o anime, além dos personagens que ficam amigos de Goku e acabam presentes em praticamente todas as fases da sua vida (como Kuririn, melhor amigo do protagonista, Bulma, Yamcha, Mestre Kame, Piccolo, Vegeta, ChiChi, que vira sua esposa, e muitos outros), uma das marcas registradas são os torneios de luta, que acontecem como uma forma dos personagens demonstrarem suas habilidades marciais.


VILÕES
Em Dragon Ball os vilões são poucos e se resumem Pilaf, que queria reunir as esferas para dominar o mundo e aumentar de tamanho e o rei demônio Piccolo Daimaoh, que vem de outro planeta que quer dominar uma capital da Terra. Isso porque o foco da trama é a busca pelas esferas. Já em Dragon Ball Z, continuação da série situada 5 anos após os acontecimentos de DB, que fez muito sucesso ao redor do mundo, inclusive no Brasil, as lutas contra vilões são tantas que são divididas em sagas.

As mais importantes são a sagas dos Saiyajins, onde conhecemos a história do passado de Goku e quando Vegeta é apresentado a série (que começa como vilão e depois passa para o lado do "Kakaroto" - nome de batismo de Goku), a de Freeza, uma das mais populares por conta do vilão de mesmo nome que destruiu o planeta de onde vieram Goku e Vegeta. Há também a saga de Cell, que marca a inserção do filho do protagonista Gohan, no time de lutadores e por fim a saga Majin Boo, demônio rosa que transforma as pessoas em comida. Nessa última Goku já é avô.

No Brasil a série fez tanto sucesso que foi transmitida por diversas emissoras de TV de 1996 até o começo dos anos 2000 e tem fãs até hoje. A série estreou em 19 de agosto de 1996, sendo exibido pelo SBT, a segunda parte estreou em 1999 da Rede Bandeirantes e em 2002 foi para a rede Globo, tendo 153 episódios exibidos pela emissora.

FILMES



O primeiro filme da franquia foi A Lenda de Shenlong (1986), seguido por A Bela Adormecida do Castelo Amaldiçoado (1987), Uma Aventura Mística (1988) e Em Busca do Poder (1996) feito para comemorar os 10 anos do anime. Ao todo Dragon Ball possui 4 Filmes, 2 Especiais e 3 Live Actions, sua sequência Dragon Ball Z, tem 15 Filmes, 2 Especiais, 6 OVAs, 1 Crossover e 2 Live Actions. Os dois últimos filmes lançados pela séries são A Batalha dos Deuses (2013) e O Renascimento de F (2015).



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL